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E.
F. Goiaz (1950-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO NUNES GALVÃO
Município
de Senador Canedo, GO |
Linha-tronco
- km 410,360 (1960) |
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GO-3615 |
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Inauguração: 07.09.1950 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1950?
(já demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari,
onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896,
em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba,
na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir
de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente,
atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Engenheiro Nunes Galvão foi
inaugurada em 1950. Já foi demolida.
(Fontes: Roberto Fonseca Dias, 2006; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1948-1979) |
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Atualização:
15.03.2009
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