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E. F. Goiaz (1950-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SENADOR
CANEDO
Município de Senador Canedo, GO |
Linha-tronco - km 403,625 (1960) |
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GO-3330 |
Altitude: - |
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Inauguração: 07.09.1950 |
Uso atual: desconhecido em 2023 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Senador Canedo foi inaugurada em 1950. Houve duas
estações, a velha (original de 1950) e a nova.
A estação
velha possui trilhos está em mau estado de conservação e serve de
moradia. O pátio da estação de Goiânia
foi desativado nos anos 1980 e por isso foi construído um pátio
e a estação nova de Senador Canedo, que na verdade
foi construído parcialmente, isto é, apenas as linhas. Depois de ser
desativada pela RFFSA, a estação velha passou a ser
depredada e as autoridades locais do recente municipio não lhe deram
a devida atenção, pois foi a partir da referida estação que a cidade
se desenvolveu. Hoje a estação vem sendo administrada por uma ONG
(FORSEC, forum comunitário de Senador Canedo) que, apesar
da descaracterização da plataforma de embarque, a ONG mantém
no prédio, agora denominado Estação Cultura, uma biblioteca
e um salão de dança. A ONG tem pleiteado junto as autoridades do Estado
a reativação da linha com um trem turistico e cultural, e que fosse
ate o sul do Estado. "Na estação velha, ainda parte
da linha, isto é, as com posições simplesmente só passam por ela para
atingir a nova que se situa a uns 3 km após. Apesar do orgão da prefeitura
afirmar que se trata de um centro cultural as aparências não confirman
isto. Pois nas janelas vi roupas de pessaos secando, o que indica
tratar-se de moradia. Soma-se a isto o mau estado de conservação
e estar com todas as portas fechadas" (Roberto Fonseca
Dias, 12/2006).
Fora isso, em 31 de outubro de 2007, a ANTT decidiu
aceitar a devolução - por parte da FCA, atual concessionária
do trecho - do trecho entre Senador Canedo onde está
o chamado "pool de Combustíveis", e o Moinho Goiás,
ou seja, um trecho de 4,5 km que, em parte, era da linha original Senador Canedo-Goiânia e em parte, um trecho de
um ramal que saía dele, unidos depois que a maior parte da
linha para Goiânia foi erradicada. Enfim, o "pool"
ainda utilizava a linha, mas o Moinho, não.
Era a seguinte a situação do prédio da estação velha de Senador Canedo em 2017: "Com a desativação
da estação de Goiânia e demolição da ponta da linha, restou apenas
o tronco até o Moinho Goiás (adquirido pela Cargill). Nos fundos do
Moinho Goiás (Emege) havia um pátio, na verdade duas linhas com balança
e um desvio morto até o interior do moinho, utilizados pelo próprio
moinho e também pela Ferrobraz (metalurgica) para descarga de bobinas
de aço nos tempos da RFFSA, atualmente sem uso, já que apenas o pool
de combustíveis está recebendo cargas via ferrovia - óleo grosso,
basicamente. Hoje a FCA define como fim da linha tronco o pátio de
Leopoldo de Bulhões - bifurcação para o polo de Anápolis. De Bulhões
até Goiânia é apenas ramal. Quanto ao trecho da resolução, já esta
quase todo invadido, restando quase que apenas a linha sem qualquer
faixa de domínio. Na ponta até os trilhos foram cobertos por barracos
de uma favela" (Reney, 11/2007).
Coordenadas: 16°42'50.47"S
49° 5'39.14"W
(Veja também SENADOR
CANEDO-NOVA)
ACIMA: Foto da estação velha de Senador Canedo nos anos 1980, ainda em atividade (IHGG - Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás - Cessão: Humbertto Amorim Jr.).
(Fontes: Humberto Amorim Junior; Alessander Palacios, 2010; Glaucio H. Chaves, 2009;
Roberto Fonseca Dias, 2006; Domingos Tiveron Filho, 05/2006; Reney,
de Goiânia, 2007; IHGG - Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1948-1979) |
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A estação ainda em atividade, provavelmente anos
1980. Acervo Manoel Monachesi |
A estação em 05/2006. Foto Domingos Tiveron Filho
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Ao lado da estação, o antigo pátio de tratamento
de dormentes, em 05/2006. Foto Domingos Tiveron Filho |
A estação em 11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias
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A estação de Senador Canedo em 11/2010. Foto Alessander
Palacios |
A estação de Senador Canedo em 11/2010. Foto Alessander
Palacios |
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Atualização:
15.01.2023
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