|
|
E. F. Goiaz (1950-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
MARTA
Município de Goiânia, GO |
Linha-tronco - km 419,087 (1960) |
|
GO-3329 |
Altitude: 679 m |
|
Inauguração: 07.09.1950 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: prov. 1950 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Marta foi inaugurada em 1950.
Próximo à estação foram
construídas, há vários anos atrás, diversas casas, enfermaria e posto
de saúde para abrigar e tratar os portadores de hanseníase do estado
de Goiás que ficou conhecida como colônia Santa Marta.
"A estação foi
dilapidada aos poucos, foram roubando materiais até o último tijolo"
(Reney, de Goiânia, 12/2005).
Atualmente,
junto com a antiga estação desenvolveu-se outro bairro com o nome de
Vila Galvão que foi em parte responsável pela depredação do
referido prédio, existindo atualmente no local um monturro de pedras
e terra, permanecendo apenas as casas dos antigos funcionários da
rede ferroviária.
O arquiteto Giuliano Lonardoni, com relação à estação “Santa Marta”, acredito que suas coordenadas na verdade sejam 16°41'57.32"S 49°11'24.30"W, no bairro Vila Galvão, próximo à Colônia Santa Marta. Por meio de várias antigas imagens de satélite (cortesia do software Google Earth) aparentemente o prédio existiu até meados de 2003, apesar de visivelmente muito dilapidado. Seu local atualmente é o canteiro central da Av. Progresso, que apesar de ainda abrigar a linha férrea (que continua em operação nesse trecho) não restaram vestígios do prédio. (Junto com as coordenadas, são mostradas imagens de satélite do Google Maps, de 2003 e 2011, com o local da estação realçado em vermelho).
Coordenadas: 16°39'47.77"S 49°12'29.29"W (ver divergencia no parágrafo acima)
ACIMA E ABAIXO: Imagens, respectivamente, em 2003 e 2021, feitas pelo Google Maps, mostrando em vermelho o local da estaç~eo nesses dois anos (cortesia Giuliano Lonardoni).
(Fontes: Giuliano Lonardoni, 2021; Glaucio H. Chaves; Carlos
Henrique Bispo de Araújo; Domingos Tiveron Filho; Reney, de Goiânia;
Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1948-1979;
IBGE, 1957) |
|
|
|
A estação, possivelmente 1980. Cessão Glaucio H. Chaves |
A estação ainda de pé, mas depredada.
Data desconhecida. Foto Carlos Henrique Bispo de Araújo |
Acima, as ruínas da estação,
em 05/2006. Foto Domingos Tiveron Filho |
Acima, as ruínas da estação,
em 05/2006. Foto Domingos Tiveron Filho |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.12.2021
|
|