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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
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Eng. Nunes Galvão
Santa Marta
Goiânia
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1950-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTA MARTA
Município de Goiânia, GO
Linha-tronco - km 419,087 (1960)   GO-3329
Altitude: 679 m   Inauguração: 07.09.1950
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: prov. 1950
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Marta foi inaugurada em 1950.

Próximo à estação foram construídas, há vários anos atrás, diversas casas, enfermaria e posto de saúde para abrigar e tratar os portadores de hanseníase do estado de Goiás que ficou conhecida como colônia Santa Marta.

"A estação foi dilapidada aos poucos, foram roubando materiais até o último tijolo" (Reney, de Goiânia, 12/2005).

Atualmente, junto com a antiga estação desenvolveu-se outro bairro com o nome de Vila Galvão que foi em parte responsável pela depredação do referido prédio, existindo atualmente no local um monturro de pedras e terra, permanecendo apenas as casas dos antigos funcionários da rede ferroviária.

O arquiteto Giuliano Lonardoni, com relação à estação “Santa Marta”, acredito que suas coordenadas na verdade sejam 16°41'57.32"S 49°11'24.30"W, no bairro Vila Galvão, próximo à Colônia Santa Marta. Por meio de várias antigas imagens de satélite (cortesia do software Google Earth) aparentemente o prédio existiu até meados de 2003, apesar de visivelmente muito dilapidado. Seu local atualmente é o canteiro central da Av. Progresso, que apesar de ainda abrigar a linha férrea (que continua em operação nesse trecho) não restaram vestígios do prédio. (Junto com as coordenadas, são mostradas imagens de satélite do Google Maps, de 2003 e 2011, com o local da estação realçado em vermelho).

Coordenadas: 16°39'47.77"S 49°12'29.29"W (ver divergencia no parágrafo acima)


ACIMA E ABAIXO: Imagens, respectivamente, em 2003 e 2021, feitas pelo Google Maps, mostrando em vermelho o local da estaç~eo nesses dois anos (cortesia Giuliano Lonardoni).

(Fontes: Giuliano Lonardoni, 2021; Glaucio H. Chaves; Carlos Henrique Bispo de Araújo; Domingos Tiveron Filho; Reney, de Goiânia; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1948-1979; IBGE, 1957)

     

A estação, possivelmente 1980. Cessão Glaucio H. Chaves

A estação ainda de pé, mas depredada. Data desconhecida. Foto Carlos Henrique Bispo de Araújo

Acima, as ruínas da estação, em 05/2006. Foto Domingos Tiveron Filho

Acima, as ruínas da estação, em 05/2006. Foto Domingos Tiveron Filho
   
     
Atualização: 02.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.