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E.
F. Goiaz (1950-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
HONESTINO
GUIMARÃES
(antiga JATOBÁ) Município
de Bela Vista de Goiás, GO |
Linha-tronco - km 393,554 (1960) |
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GO-3612 |
Altitude: - |
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Inauguração: 07.09.1950 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1950 |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari,
onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896,
em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba,
na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir
de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente,
atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Honestino Guimarães foi inaugurada
em 1950.
Esta estação já se chamou Jatobá e depois recebeu o nome de
Honestino Monteiro Guimarães, estudante preso pela
ditadura em 10/10/1973 e que nunca mais foi visto.
Porém, outra informação diz que o nome se deve a um jornalista goiano também de nome Honestino Guimarães.
Este cidadão foi, na verdade, um ilustre jornalista, que entre outros jornais trabalhou no histórico Jornal Folha do Sul de Bella Vista de Goiás. Ele nasceu em Curralinho (hoje Itaberaí, GO) em 1876 e morreu em Campinas de Goiás (hoje Goiânia) em 1931, mudou-se para Bella Vista, onde casou e trabalhou no jornal Folha do Sul, depois mudou-se para Campinas, hoje um bairro da capital. Além disso, foi também escritor e Prefeito de Campinas, GO e Deputado Estadual.
Além do mais, o jovem Honestino Guimarães da ditadura, nasceu em Goiânia em 1947 e desapareceu em 1973.
Interessante notar que
a estação de Santa Marta, dentro de Goiânia, parece
já ter recebido o mesmo nome.
A estação havia sido já totalmente demolida
em 2006, quando ainda apenas restavam os pilares de uma caixa d'água e a casa do chefe de estação,
esta já completamente descaracterizada então e sendo usada como
um rancho.
Coordenadas: 16°41'45.46"S 49° 2'11.27"W
(Fontes: Roberto Fonseca Dias, 2006; Glaucio H.
Chaves, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE,
1957) |
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A plataforma, tudo o que sobrou da estação, em
25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
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Atualização:
02.08.2023
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