|
|
E. F. Goiaz (1930-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SILVÂNIA
(antiga CATURAMA)
Município de Silvânia, GO |
Linha-tronco - km 320,880 (1960) |
|
GO-3316 |
Altitude: 997 m |
|
Inauguração: 03.05.1930 |
Uso atual: em excelente estado, sem uso conhecido (2023) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Bonfim foi inaugurada em 1930. Mais tarde seu nome foi alterado
para Silvânia. A estação fica afastada
da sede do município. Conta-se que o prefeito na época não
permitiu a passagem do trilhos pela cidade, por isto ela ficou distante
dois quilômetros. Isto não ocorreu nas demais que passavam
junto ao centro das cidades.
"A estação de Silvânia foi inaugurada
com o nome de Caturama, que quer dizer "Boa Sorte". Anos mais tarde
passou a ser chamada de Bonfim, tal qual o município e só depois recebeu
o nome atual, acompanhando a troca do nome do município, em homenagem
à família de Vicente Miguel da Silva, considerada de prestígio e de
influência política. Conversando com moradores mais antigos, estes
afirmam que a ferrovia tinha planos de passar dentro da cidade, chegando
até a deixar pronto o lastro dentro da malha urbana e além. Entretanto,
ao que parece, o prefeito da época colocou inúmeros obstáculos, fazendo
com que a estação fosse construída a seis quilômetros da cidade. Seja
como for, a estação que segue um modelo utilizado nas cidades mais
populosas, tais como a de Ipameri e de Pires do Rio, é a única que
tem uma enorme placa de inauguração: "Estrada de Ferro de Goyaz Caturama
Inaugurada em 1º de Maio de 1930 sendo presidente da República Exmo.
Sr. Dr. Washingon Luiz Pereira de Souza e Ministro da Viação Exmo.
Sr. Dr. Victor Konder Presidente do Estado de Goyaz Exmo. Sr. Dr.
Alfredo de Moraes Inspetor Federal das Estradas: Exmo. Sr. Dr. Edmundo
de Almeida Monte Off. EFG É provável que esse modelo fosse a expansão
prevista dos projetos "básicos", aumentados conforme a necessidade.
Segundo contam, um ano depois a ferrovia já atingia a estação de "Pindaibinha",
da qual eu nunca pude encontrar nem a localização e nem maiores informações"
(Glaucio H. Chaves, 02/2009).
Depois de desativada a estação
já serviu como moradia e bastante mal conservada, por anos. Em agosto
de 2013, no entanto, foi entregue restaurada. Em 2021, estava já restaurada, mas seu uso atual não
me é conhecido.
ACIMA: As portas da estação e as placas de quilometragem e altitude em 24/4/2021 (Foto)
ACIMA: As portas da estação e as placas de quilometragem e altitude em 24/4/2021 (Foto)
Coordenadas da estação de Silvânia: 16°41'51.41"S
48°37'21.00"W
(Fontes: Tullio Franca, 2021; Glaucio H. Chaves, 2009-10; Roberto Fonseca
Dias, 2006; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação de Silvânia, em 12/2003. Foto
Gutierrez L. Coelho |
A estação de Silvânia, em 12/2005. Foto
Rodrigo Cabredo |
A estação de Silvânia, em 12/2005. Foto
Rodrigo Cabredo |
A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em abril de 2010. Foto Gláucio
H. Chaves |
A estação de Silvania em 25/4/2021. Foto Tullio Franca |
|
|
|
|
Atualização:
29.05.2023
|
|