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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
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Vianópolis
Silvânia
Leopoldo de Bulhões
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1930-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SILVÂNIA (antiga CATURAMA)
Município de Silvânia, GO
Linha-tronco - km 320,880 (1960)   GO-3316
Altitude: 997 m   Inauguração: 03.05.1930
Uso atual: em excelente estado, sem uso conhecido (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bonfim foi inaugurada em 1930. Mais tarde seu nome foi alterado para Silvânia. A estação fica afastada da sede do município. Conta-se que o prefeito na época não permitiu a passagem do trilhos pela cidade, por isto ela ficou distante dois quilômetros. Isto não ocorreu nas demais que passavam junto ao centro das cidades.

"A estação de Silvânia foi inaugurada com o nome de Caturama, que quer dizer "Boa Sorte". Anos mais tarde passou a ser chamada de Bonfim, tal qual o município e só depois recebeu o nome atual, acompanhando a troca do nome do município, em homenagem à família de Vicente Miguel da Silva, considerada de prestígio e de influência política. Conversando com moradores mais antigos, estes afirmam que a ferrovia tinha planos de passar dentro da cidade, chegando até a deixar pronto o lastro dentro da malha urbana e além. Entretanto, ao que parece, o prefeito da época colocou inúmeros obstáculos, fazendo com que a estação fosse construída a seis quilômetros da cidade. Seja como for, a estação que segue um modelo utilizado nas cidades mais populosas, tais como a de Ipameri e de Pires do Rio, é a única que tem uma enorme placa de inauguração: "Estrada de Ferro de Goyaz Caturama Inaugurada em 1º de Maio de 1930 sendo presidente da República Exmo. Sr. Dr. Washingon Luiz Pereira de Souza e Ministro da Viação Exmo. Sr. Dr. Victor Konder Presidente do Estado de Goyaz Exmo. Sr. Dr. Alfredo de Moraes Inspetor Federal das Estradas: Exmo. Sr. Dr. Edmundo de Almeida Monte Off. EFG É provável que esse modelo fosse a expansão prevista dos projetos "básicos", aumentados conforme a necessidade. Segundo contam, um ano depois a ferrovia já atingia a estação de "Pindaibinha", da qual eu nunca pude encontrar nem a localização e nem maiores informações" (Glaucio H. Chaves, 02/2009).

Depois de desativada a estação já serviu como moradia e bastante mal conservada, por anos. Em agosto de 2013, no entanto, foi entregue restaurada. Em 2021, estava já restaurada, mas seu uso atual não me é conhecido.


ACIMA: As portas da estação e as placas de quilometragem e altitude em 24/4/2021 (Foto)
ACIMA: As portas da estação e as placas de quilometragem e altitude em 24/4/2021 (Foto)

Coordenadas da estação de Silvânia: 16°41'51.41"S 48°37'21.00"W

(Fontes: Tullio Franca, 2021; Glaucio H. Chaves, 2009-10; Roberto Fonseca Dias, 2006; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Silvânia, em 12/2003. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação de Silvânia, em 12/2005. Foto Rodrigo Cabredo

A estação de Silvânia, em 12/2005. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 07/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A estação em abril de 2010. Foto Gláucio H. Chaves

A estação de Silvania em 25/4/2021. Foto Tullio Franca
     
Atualização: 29.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.