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E. F. Leopoldina
(1885-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ARACATI
Município de Cataguazes, RJ |
Linha do Centro - km 335,000 (1960) |
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MG-1526 |
Altitude: 160 m |
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Inauguração: 21.09.1885 |
Uso atual: fechada (2008) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Aracati foi inaugurada em 1885, sete anos depois da implantação
da linha no local. A linha ainda hoje é utilizada pelo trem de bauxita
da FCA entre Barão de Camargos, MG, e Barão de Angra,
RJ. Ainda está de pé em 2006, sem uso conhecido. Parece
fechada e bem conservada. Comparando as fotografias de 1990 e de 2008,
o pomar à direita da estação ainda existe, com
as árvores mais altas, claro, o coberto de madeira foi retirado,
e também o desvio do pátio.
Acima: a estação em 1990, com o trem
de passageiros passando sem parar a seu lado, como nos velhos tempos
que duraram até os anos 1970. Esse foi um trem especial da
ABPF, com locomotiva diesel e carros de madeira. Aliás, não
sei se carros de aço passaram por ali, creio que não
(Foto Hugo Caramuru, 1990).
(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez
L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Diovanni Resende; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80). |
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A estação de Aracati em 1990. Vejam o pomar à
direita: ainda existia algum cuidado. Foto Hugo Caramuru |
Aracati, em 1990, vista do outro lado, da varanda traseira de
um trem especial de passageiros da ABPF. Foto Hugo Caramuru |
A estação de Aracati em 1990. Vejam o pomar à
direita: ainda existia algum cuidado. Foto Hugo Caramuru |
Estação de Aracati, em 2005. Acervo Ceditur, cessão
Diovanni Resende |
Aracati em janeiro de 2008. Compare com a foto de cima, de 1990.
Foto Gutierrez L. Coelho |
Aracati em janeiro de 2008. Foto Gutierrez L. Coelho |
Aracati em janeiro de 2008. Compare com a segunda foto de cima,
de 1990. As árvores do pomar cresceram. O local continua
bonito. O desvio foi retirado. Foto Gutierrez L. Coelho |
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Atualização:
13.07.2016
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