A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Vista Alegre
Aracati
Cataguazes
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (1885-1975)
RFFSA (1975-1996)
ARACATI
Município de Cataguazes, RJ
Linha do Centro - km 335,000 (1960)   MG-1526
Altitude: 160 m   Inauguração: 21.09.1885
Uso atual: fechada (2008)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Aracati foi inaugurada em 1885, sete anos depois da implantação da linha no local. A linha ainda hoje é utilizada pelo trem de bauxita da FCA entre Barão de Camargos, MG, e Barão de Angra, RJ. Ainda está de pé em 2006, sem uso conhecido. Parece fechada e bem conservada. Comparando as fotografias de 1990 e de 2008, o pomar à direita da estação ainda existe, com as árvores mais altas, claro, o coberto de madeira foi retirado, e também o desvio do pátio.

Acima: a estação em 1990, com o trem de passageiros passando sem parar a seu lado, como nos velhos tempos que duraram até os anos 1970. Esse foi um trem especial da ABPF, com locomotiva diesel e carros de madeira. Aliás, não sei se carros de aço passaram por ali, creio que não (Foto Hugo Caramuru, 1990).
(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Diovanni Resende; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80).
     

A estação de Aracati em 1990. Vejam o pomar à direita: ainda existia algum cuidado. Foto Hugo Caramuru

Aracati, em 1990, vista do outro lado, da varanda traseira de um trem especial de passageiros da ABPF. Foto Hugo Caramuru

A estação de Aracati em 1990. Vejam o pomar à direita: ainda existia algum cuidado. Foto Hugo Caramuru

Estação de Aracati, em 2005. Acervo Ceditur, cessão Diovanni Resende

Aracati em janeiro de 2008. Compare com a foto de cima, de 1990. Foto Gutierrez L. Coelho

Aracati em janeiro de 2008. Foto Gutierrez L. Coelho

Aracati em janeiro de 2008. Compare com a segunda foto de cima, de 1990. As árvores do pomar cresceram. O local continua bonito. O desvio foi retirado. Foto Gutierrez L. Coelho
   
     
Atualização: 13.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.