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E. F. Leopoldina
(1874 -1975)
RFFSA (1975-1996) |
VISTA
ALEGRE
Município de Leopoldina, MG |
Linha do Centro - km 329,458 (1960) |
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MG-1530 |
Altitude: 156 m |
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Inauguração: 07.1874 |
Uso atual: moradia (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela Refesa;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Vista Alegre parece ter sido inaugurada na mesma época
(1877) da ativação do ramal de Leopoldina. O nome original
do local - não se sabe se da estação - parecia
ser Boqueirão dos Bagres ("do logar Boqueirão
dos Bagres partiria a estrada, por um lado até a cidade de
Leopoldina, e por outro até a villa de Cataguazes, antigo arraial
de Santa Rita da Meia Pataca." - termo de modificação,
de 14/08/1876, do contrato de concessão).
Daqui, entre 1877
e 1965, saía o curto ramal para a cidade de Leopoldina,
que, aliás, foi a cidade que originou o nome da antiga ferrovia.
A linha onde estava a estação de Vista Alegre, até 2015 foi utilizada pelo trem
de bauxita da FCA entre Barão de Camargos, MG, e Barão de
Angra, RJ. "Daqui saía o ramal que levava a linha até
Leopoldina, sede do municipio. O antigo leito foi convertido numa
"estradinha", muito conveniente aos sitiantes e fazendeiros locais.
Encontrei apenas alguns vestígios deste ramal, principalmente pontes
posteriormente convertidas para uso rodoviário. Da parada Jacarecanga,
que o pessoal local diz ser na Fazenda Estrela, nada encontrei, nem
escombros da plataforma" (Gutierrez L. Coelho, 01/2008).
Em 2017, servia como moradia e estava em boa forma, externamente.
ACIMA: A estação de Vista Alegre e
o trem especial de passageiros que circulou por ali anos depois de
sua desativação, em junho de 1990 (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: A plataforma da estação em 2017 (Foto Guilherme Galvão Lopes em 27/2/2017)
ACIMA: (esquerda) antiga casa de turma do ramal. (direita) pontilhão da linha do ramal sem os trilhos
Fotos Guilherme Galvão Lopes em 27/2/2017).
(Fontes: Rafael Ribeiro; Hugo Caramuru; Jorge A. Ferreira;
Gutierrez L. Coelho, 2008) |
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A estação em junho de 1990. Foto Hugo Caramuru |
A estação, em 07/2002. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação, em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação, em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 1/11/2010. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 27/02/2017. Foto Guilherme Galvão Lopes |
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Atualização:
26.02.2020
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