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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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R. Junqueira
Posto Telegráfico
Vista Alegre
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E. F. Leopoldina (anos 1970?-1975)
RFFSA (1975-1996)
POSTO TELEGRÁFICO
(POSTO RIBEIRO JUNQUEIRA)
Município de Leopoldina, MG
Linha do Centro - km   MG-3910
  Inauguração: anos 1970?
Uso atual: em pé; uso desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
 
A ESTAÇÃO: Este posto telegráfico, cujo nome é o mesmo da estação seguinte, Ribeiro Junqueira (o nome está apagado nos dísticos laterais, mas pode ser visto de perto) aparentemente não existia em 1960; é posterior, pois no Guia Geral desse ano ele não aparecia. Tem ainda escrito ao seu lado "RFFSA - PT". Ainda está em pé em 2007. "Trata-se de um obra da RFFSA, para controle do pátio (na verdade um simples desvio, para cruzamentos) então construído na linha, que hoje opera somente para o trem da bauxita, provavelmente nos anos 1970. Hoje está abandonada" (Gutierrez L. Coelho, 01/2008). (Fontes: Guia Geral das Ferrovias do Brasil, 1960; Ricardo Quintero de Mattos, 2007; Gutierrez L. Coelho, 2008)
     

O posto telegráfico em 07/2007. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos.

Em janeiro de 2008, o posto, visto de perto, mostra, desgastado, o nome de Ribeiro Junqueira, mesmo nome da estação posterior. Foto Gutierrez L. Coelho

Em janeiro de 2008, o posto, visto de perto, mostra, desgastado, o nome de Ribeiro Junqueira, mesmo nome da estação posterior. Foto Gutierrez L. Coelho

O posto em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
   
     
Atualização: 03.01.2008
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.