A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Recreio
R. Junqueira
Posto Telegráfico
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIBEIRO JUNQUEIRA
(antiga CAMPO LIMPO)
Município de Leopoldina, MG
Linha do Centro - km 321,095 (1960)   MG-2006
Altitude: 163 m   Inauguração: 07.1874
Uso atual: desconhecido (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ribeiro Junqueira foi inaugurada em 1874. O seu nome original era Campo Limpo. Ainda existia em 2008 e muito bem conservada, ao lado da linha por onde passavam os cargueiros da FCA transportando bauxita de Barão de Camargos. Estes trens foram suprimidos em agosto de 2015, a linha em 2016 estava já abandonada.

ACIMA: A estação e o trem em 1990 (Foto Hugo Caramuru).
     

A estação de Ribeiro Junqueira em 07/2007. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos.

A estação de Ribeiro Junqueira em 07/2007. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos.

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
     
     
Atualização: 20.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.