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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Trimonte
Providência
São Martinho
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA (1975-1996)
PROVIDÊNCIA
Município de Leopoldina, MG
Linha do Centro - km 284,478 (1960)   MG-1533
Altitude: 263 m   Inauguração: 07.1874
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Providência foi aberta em 1874. Há outra fonte que cita a data de janeiro de 1875.

"Na época em que estive lá, em 1991, o movimento era restrito a uma viagem de carga, que passava, se não estou enganada, uma vez por dia" (Gilda Azevedo, 2005).

A linha que passava em 2012 por Providência ainda era utilizada pelo trem de bauxita da FCA entre Barão de Camargos, MG, e Barão de Angra, RJ. O pátio da estação ainda mantinha a linha principal e um desvio. O número de trens de bauxita indo e vindo, vazios ou cheios, era ainda de pelo menos dez por dia, como percebi quando estive na região em setembro desse ano.

Em 2015 o rewm de bauxita foi suspenso e o tráfego cessou na linha de vez.


ACIMA: A máquina que instalaram no bairro da estação de Providencia era nesta época suficiente para colocar a estação conhecida em São Paulo e em Minas Gerais - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER O TEXTO TODO) (A Provincia de São Paulo, 1/10/1893).

ACIMA: Parte do casario do povoado de Providência, junto à estação - que fica em frente (Foto Ralph M. Giesbrecht, 30/9/2012).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Jorge A. Ferreira; Gilson Costa; Gilda Azevedo; Gutierrez L. Coelho; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Providencia nos anos 1950. Foto Gilson Costa

A estação em 1991. Foto Gilda Azevedo

A estação, em 2001. Autor desconhecido

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 30/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 26.10.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.