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E. F. Leopoldina
(1874-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PROVIDÊNCIA
Município de Leopoldina, MG |
Linha do Centro - km 284,478 (1960) |
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MG-1533 |
Altitude: 263 m |
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Inauguração: 07.1874 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Providência foi aberta em 1874. Há outra fonte
que cita a data de janeiro de 1875.
"Na época em que
estive lá, em 1991, o movimento era restrito a uma viagem de carga,
que passava, se não estou enganada, uma vez por dia" (Gilda Azevedo, 2005).
A linha que passava em 2012 por Providência
ainda era utilizada pelo trem de bauxita da FCA entre Barão de Camargos,
MG, e Barão de Angra, RJ. O pátio da estação
ainda mantinha a linha principal e um desvio. O número
de trens de bauxita indo e vindo, vazios ou cheios, era ainda de pelo
menos dez por dia, como percebi quando estive na região em
setembro desse ano.
Em 2015 o rewm de bauxita foi suspenso e o tráfego cessou na linha de vez.
ACIMA: A máquina que instalaram no bairro da estação de Providencia era nesta época suficiente para colocar a estação conhecida em São Paulo e em Minas Gerais - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LER O TEXTO TODO) (A Provincia de São
Paulo, 1/10/1893).
ACIMA: Parte do casario do povoado de Providência,
junto à estação - que fica em frente (Foto Ralph
M. Giesbrecht, 30/9/2012).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Jorge
A. Ferreira; Gilson Costa; Gilda Azevedo; Gutierrez L. Coelho; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Providencia nos anos 1950. Foto Gilson
Costa |
A estação em 1991. Foto Gilda Azevedo |
A estação, em 2001. Autor desconhecido |
A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 30/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
26.10.2020
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