|
|
E. F. Leopoldina
(1874-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
MARTINHO
Município de Leopoldina, MG |
Linha do Centro - km 287,453 (1960) |
|
MG-2007 |
Altitude: 252 m |
|
Inauguração: 07.1874 |
Uso atual: usada pela comunidade |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de São Martinho foi aberta em 1874.
"Na época
em que estive lá, em 1991, o movimento era restrito a uma viagem de
carga, que passava, se não estou enganada, uma vez por dia" (Gilda Azevedo, 2005).
A linha que passa por São Martinho ainda foi utilizada pelo trem de bauxita da FCA entre Barão
de Camargos, MG, e Barão de Angra, RJ, até 2015, quando o tráfego da linha foi extinto.
ACIMA: Atrás da estação de São
Martinho, casas ferroviárias da Leopoldina (Foto Ricardo Quinteiro
de Mattos, maio de 2009).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Jorge
A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Gilda Azevedo; Ricardo Quintero
de Mattos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Cyro
Pessoa Jr., 1886) |
|
|
|
A estação de São Martinho em 1991. Foto
Gilda Azevedo |
A estação em 2007. Foto Ricardo Quintero de Mattos
|
A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
|
A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
|
A estação em 30/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
Atualização:
02.09.2019
|
|