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E. F. Leopoldina
(1879-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SOBRAL
PINTO
(antiga POMBA e POMBENSE)
Município de Astolfo Dutra, MG |
Linha do Centro - km 389,373 (1960) |
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MG-0793 |
Altitude: 272 m |
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Inauguração: 02.07.1879 |
Uso atual: ainda em pé - uso desconhecido (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1919? |
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HISTORICO DA LINHA: O
trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da
EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1879 com o nome de Pomba, pois ficava originalmente
neste município. Há literaturas que dão a data
de inauguração como tendo sido 28/02/1880. Também
teve o nome de Pomba e de Pombense (ver caixa abaixo, de 1882).
Em 1910, foi formada em volta da estação o Núcleo
Colonial Santa Maria (ver caixa mais abaixo).
O dístico na lateral da estação mostra uma data:
31/10/1919, que é provavelmente a data da construção
do prédio atual. "A estação mantém-se
de pé. Entretanto, é a única estação
da Leopoldina que vi até agora que mantém a inscrição
da foto (L. R. (Leopoldina Railway) - ver abaixo). O fato é
raro e histórico" (Gutierrez L. Coelho, 12/2004).
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1882
AO LADO: A estação de Pombense torna-se Sobral Pinto. Já a estação Paula Horta ou Porto de Santo Antonio, não consegui localizar qual era (O Estado de
S. Paulo, 5/10/1882).
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1906
AO LADO: Propaganda de negociante e lavrador residente
no bairro em 1906 (O Malho, 22/9/1906).
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ACIMA: Em 1910, nas terras férteis e promissoras
que eram parte das fazendas Santa Maria (atual Boa Esperança) e Barra
do Diamante (atual Fazenda da Glória), do latifundiário Capitão Silvério
da Rocha, foi fromada com 55 lotes a Colônia Agrícola de Imigrantes
Italianos Santa Maria. O fator decisivo para a criação deste núcleo,
em Sobral Pinto, foi a existência de uma estação ferroviária, ainda
a antiga estação de madeira. No detalhe, a posição da
estação Sobral Pinto e da linha da Leopoldina. (Fonte ignorada).
ACIMA: Nos anos 1990, estação ainda aberta
e o agente Avelino Silva trabalhando (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: A estação de Sobral Pinto em 1990 (Foto Hugo Caramuru).
(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez
L. Coelho; O Malho, 1906;
Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de
Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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A estação de madeira original. O nome Pombense
no dístico é claramente uma modificação
recente da foto. Autor desconhecido |
A estação em 1988. Foto Hugo Caramuru |
A estação em 1990. Foto Hugo Caramuru |
A estação em 2004. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2004. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 09/2005. Foto Luiz Bareza |
A estação em 09/2005. Foto Luiz Bareza |
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Atualização:
31.03.2021
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