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E. F. Leopoldina
(1879-1975)
RFFSA (1975-1996) |
DIAMANTE
Município de Ubá, MG |
Linha do Centro - km 396,672 (1960) |
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MG-0679 |
Altitude: 300 m |
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Inauguração: 02.08.1879 |
Uso atual: nenhum |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela Refesa;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 70. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Diamante foi inaugurada em 1879. Há fontes que citam
a data de 28/02/1880.
Ainda estava de pé em 2004. "Diamante
foi reformada e altualmente é usada para eventos sociais no
pequeno vilarejo. Curiosamente os trilhos ainda estão lá,
como que implorando um trem, qualquer um, que os percorra. Ilusão,
utopia, isto jamais acontecerá de novo" (Gutierrez
L. Coelho, 12/2004).
Segundo informações, a estação ainda estava em pé, em relativamente bom estado e sem uso algum, em 2021.
ACIMA: A estação de Diamante, sem data (Acervo DNIT)
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Ubá,
mostrando também a estação de Diamante, na linha
que segue para Cataguazes e Porto Novo (linha do Centro) (esquerda)
(mapa parcial) (IBGE: Encicl
opédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
ACIMA e ABAIXO: Estação e pátio
de Diamante nos anos 1980, quando os trens ainda passavam (Foto Hugo
Caramuru).
(Fontes: Julio C. E. Alves; Jorge A. Ferreira; Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; DNIT; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do
Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-1980) |
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A estação de Diamante, em 2004. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação de Diamante, em 2004. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação de Diamante, em 2004. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação em 12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 21/3/2021. Foto Julio C. E. Alves |
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Atualização:
30.08.2023
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