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E. F. Leopoldina
(1874-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VOLTA
GRANDE
Município de Volta Grande, MG |
Linha do Centro - km 267,778 (1960) |
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MG-1529 |
Altitude: 215 m |
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Inauguração: 08.10.1874 |
Uso atual: alojamento da FCA (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Volta Grande foi aberta em 1874 ( Cyro Pessoa Jr.
fala em 8 de outubro e Edmundo Siqueira, em 8 de agosto) e era a estação
terminal do primeiro trecho inaugurado para o tráfego
na nascente E. F. Leopoldina, o Porto Novo do Cunha-Volta
Grande. Conta-se que a estação teria sido inaugurada com a presença do Imperador, Dom Pedro II.
Situa-se junto ao rio Angu, afluente do rio
Paraíba do Sul.
Desta estação, de 1880
a 1964, saíam os trens para o ramal de Pirapetinga.
A plataforma de onde os trens desse ramal partiam ainda
estava lá em 2012. Os trilhos neste trecho da linha
ainda tinham, então, movimento de cargueiros de bauxita desde Cataguazes até Porto Novo. Na estação,
uma placa de 1990 mostra que em 17 de fevereiro desse ano
a RFFSA inaugurou ali um Centro Ferroviário de Cultura,
que já de há muito mudou-se da estação
para o centro da cidade.
Em 2012, a estação
se mantinha com uso ferroviário, como alojamento
de turma da FCA, q ue usava o trecho. A cidade era pequena, tinha
poucas ruas e casas. Do lado da estação, saía uma estrada
não pavimentada que acompanhava a linha até a cidade
de Recreio, aonde chegava depois de cruzarmos duas
pontes, diversas fazendas e quatro vilarejos, cada
um com com sua estação,
fechadas ou abandonadas. Mas todas
em pé ainda.
Não havia mais sinal do antigo
ramal de Pirapetinga, que possivelmente saía
para
o mesmo
lado,
bifurcando da linha principal talvez um pouco mais à
frente.
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1900
Um dos mais belos carimbos que conheço:
o circular em sinete da Estação de Volta Grande. A mala
expedida pela Administração Federal seguia pela Estrada
de Ferro Central do Brasil (Ramal de São Paulo – Linha do
Centro – Ramal de Porto Novo) e em seguida pela Estrada
de Ferro Leopoldina. A agência postal foi criada em 15/07/1881.
Pertencia ao município de Além Paraíba (Texto e reprodução:
Márcio Protzner). |
ACIMA: No dia 15 de dezembro de 1948, uma enxurrada
na região de Volta Grande e Pirapetinga levou diversas pontes
e inundou diversas áreas, entre as quais, a ponte sobre o
rio Angu por onde cruzavam os trilhos da linha do Centro da Leopoldina
(Fotografia Hilgard O´Reilly Sternberg, em 3 de janeiro de
1949).
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostrando a estação de Volta Grande. A linha que vem do sul e sobe para o norte passando por Volta Grande é a linha do Centro da Leopoldina. A que segue para leste é o ramal de Pirapetinga
(IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).
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1963
AO LADO: Acidente com um trem de passageiros em 1963, próximo
a Volta Grande (Folha de S. Paulo, 20/5/1963).
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ACIMA: Da plataforma da estação de Volta Grande,
em 2012 pintada com as cores da FCA por estar sendo utilizada como
alojamento de turma de manutenção de linha, vê-se
o belo casarão, não tão bem conservado assim
(Foto Ralph M. Giesbrecht em 30/10/2012).
ACIMA: A estação, o armazém e o casarão em 2019 (Foto Julio Alves).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Latuff; Ricardo
Quinteiro de Mattos; Paulo Szabadi; Mendel Rabinovitch; Gutierrez
L. Coelho; Marcio Protzner; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo
das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXVII, 1959, p. 452 )
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A estação ainda ativa, sem data. Foto Preserve |
A estação em 20/7/1975. Foto Mendel Rabinovitch |
A estação em 20/7/1975. Foto Mendel Rabinovitch
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A estação, sem data. Foto EFBrasil |
A estação em 1997. Foto Paulo Szabadi |
A estação em 1997. Foto Paulo Szabadi |
A estação em 2007. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos |
A estação em janeiro de 2008. Da plataforma da
direita saía o ramal de Pirapetinga. Foto Gutierrez L.
Coelho. |
A estação nas cores da FCA em 30/10/2012. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
21.11.2022
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