|
|
E. F. Leopoldina
(1913-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ANA
FLORÊNCIA
Município de Ponte Nova, MG (veja
a usina) |
Linha de Caratinga - km 452,276(1960)
|
|
MG-0338 |
Altitude: 431 m |
|
Inauguração: 23.06.1913 |
Uso atual: em ruínas (2014) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ana Florência foi inaugurada em 1913. Dela saía
uma linha particular para a fazenda São João,
passando por Pião (Fonte: Nicholas Burman).
"Encontrei Anna Florencia (o que restou após a rapinagem)
no meio de um canavial. A decadência, que já começara nos anos 1970,
quando foram asfaltadas as estradas próximas, culminou com a desativação
da Usina de açucar de mesmo nome em 1988. Da linha que ligava a estação
à Usina, por volta de 3 km, já não há vestígios. Das linhas que pertenciam
à própria Usina, a mesma coisa. Incrível como uma tragédia destas
acontece no Brasil, País pobre e agrícola - com os idealistas morre
o idealismo. As familias se desagregam, o negócio torna-se oneroso
e o que foi riqueza por décadas hoje encontra-se no abandono, na miséria"
(Gutierrez L. Coelho, 09/2004).
Em 2021 continuava em ruínas e tomada pelo mato, segundo Julio
Cesar Eusebio Alves.
(Veja também E.
F. USINA ANA FLORÊNCIA)
(Fontes: Julio Cesar Eusebio Alves; Nicholas Burman; Gutierrez
L. Coelho, 2004; Amadeu Miguel Gomes, 2007; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
|
Ao lado, em violeta,
o ramal da fazenda São João. Em vermelhho, a linha
para Caratinga. Desenho Nicholas Burman |
A estação em ruínas, em 07/09/2004. Foto
Gutierrez L. Coelho |
A estação em ruínas, em 07/09/2004. Foto
Gutierrez L. Coelho |
A estação ainda em ruínas, em 13/09/2021. Foto Julio Cesar Eusebio Alves |
|
|
|
|
|
Atualização:
18.09.2021
|
|