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VXY Mogiana em MG
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Palmeiras
Ana Florência
Bandeiras
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1991
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E. F. Leopoldina (1913-1975)
RFFSA (1975-1994)
ANA FLORÊNCIA
Município de Ponte Nova, MG (veja a usina)
Linha de Caratinga - km 452,276(1960)
  MG-0338
Altitude: 431 m   Inauguração: 23.06.1913
Uso atual: em ruínas (2014)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ana Florência foi inaugurada em 1913. Dela saía uma linha particular para a fazenda São João, passando por Pião (Fonte: Nicholas Burman).

"Encontrei Anna Florencia (o que restou após a rapinagem) no meio de um canavial. A decadência, que já começara nos anos 1970, quando foram asfaltadas as estradas próximas, culminou com a desativação da Usina de açucar de mesmo nome em 1988. Da linha que ligava a estação à Usina, por volta de 3 km, já não há vestígios. Das linhas que pertenciam à própria Usina, a mesma coisa. Incrível como uma tragédia destas acontece no Brasil, País pobre e agrícola - com os idealistas morre o idealismo. As familias se desagregam, o negócio torna-se oneroso e o que foi riqueza por décadas hoje encontra-se no abandono, na miséria" (Gutierrez L. Coelho, 09/2004).

Em 2021 continuava em ruínas e tomada pelo mato, segundo Julio Cesar Eusebio Alves.

(Veja também E. F. USINA ANA FLORÊNCIA)

(Fontes: Julio Cesar Eusebio Alves; Nicholas Burman; Gutierrez L. Coelho, 2004; Amadeu Miguel Gomes, 2007; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     
Ao lado, em violeta, o ramal da fazenda São João. Em vermelhho, a linha para Caratinga. Desenho Nicholas Burman
A estação em ruínas, em 07/09/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em ruínas, em 07/09/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação ainda em ruínas, em 13/09/2021. Foto Julio Cesar Eusebio Alves
 
     
Atualização: 18.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.