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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1994) |
PALMEIRAS
Município de Ponte Nova, MG |
Linha de Caratinga - km 440,519 (1960)
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MG-0337 |
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Inauguração: n/d
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Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Palmeiras ficava logo após os trilhos do ramal cruzarem
o rio para leste, seguindo no sentido de Caratinga. "Há
um pontilhão sobre o Rio Piranga no bairro de Palmeiras, a menos de
50 metros da estação do mesmo nome, porém foi impossivel tirar foto
desta estação, pois a mesma se encontra totalmente ocupada por uma
empresa de material de construção" (Elias Torrent, 08/2005).
Bom, logo depois apareceu uma foto da sua fachada, tirada em 1997
(ver abaixo). No início de 2011, a estação estava
sendo demolida. (Veja também E.
F. USINA ANA FLORÊNCIA)
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1934
AO LADO: Desastre em Palmeiras
(O Estado de S. Paulo, 11/1/1934). |
(Fontes: Leandro Guidini; Maxwell Zaidan; Elias Torrent;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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A 50 metros da estação, a ponte sobre o rio Piranga,
em 08/2005. Foto Elias Torrent |
A fachada da estação, em 1997. Foto Maxwell Zaidan
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Plataforma da estação, dentro da empresa, em 08/2005.
Foto Elias Torrent |
Plataforma da estação, dentro da empresa, em 08/2005.
Foto Elias Torrent |
A estação sendo demolida em 25/12/2010. Foto Leandro
Guidini |
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Atualização:
27.05.2018
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