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E. F. Leopoldina
(1930-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BOM
JESUS DO GALHO (GALHO)
Município de Bom Jesus do Galho, MG |
Linha de Caratinga - km 582,565 (1960) |
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MG-1787 |
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Inauguração: 14.12.1930 |
Uso atual: sede da APAE local |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bom Jesus do Galho foi construída para atender a
povoação do mesmo nome, na época da inauguração
da estação (final de 1930) com 2.000 habitantes, "cujas
terras são de rara fertilidade e fartamente servidas de águas correntes,
produzindo em abundância café e arroz, e fazendo vasta criação de
suínos" (descrição da própria E.
F. Leopoldina). Era também
ACIMA: A cidade de Bom Jesus do Galho vista da plataforma
da estação (Autor desconhecido - provavelmente anos
1950).
chamada apenas de Galho, como se vê na foto
de 2006 da estação já desativada há mais
de 25 anos. Pelo menos até 1980 ainda trafegavam por ali trens
mistos, trazendo passageiros para a estação. Não
sei o uso atual da estação, que parece razoavelmente
bem conservada, mas já com um anexo em tijolos, como pode se
ver na foto abaixo de 2006. Em 2012 estava murada e não se
podia entrar sem permissão.
(Fontes: Amadeu Miguel Gomes; Carlos Magno; E.
F. Leopoldina; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-1980) |
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A estação em 2006, com o dístico de "Galho"
apenas. Foto Amadeu Miguel Gomes |
A estação em 2006, com o dístico de "Galho"
apenas. Foto Amadeu Miguel Gomes |
A estação em outubro de 2007. Foto Carlos Magno |
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Atualização:
30.12.2012
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