|
|
E. F. Leopoldina
(1885-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAJURI
(antiga TURVO)
Município de Cajuri, MG |
Linha de Caratinga - km 367,510 (1960) |
|
MG-0863 |
Altitude: 682,140 m |
|
Inauguração: 05.10.1885 |
Uso atual: desconhecido (2017) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
|
A ESTAÇÃO: A cidade de Cajuri
se originou com a abertura da estação, com o nome de
Turvo.
Anos depois, a estação mudou seu nome para o atual.
De distrito de Viçosa, passou a município em
30/12/1962.
Até pelo menos 1980, ainda passavam por ali trens mistos, trazendo
passageiros.
A linha, entre Ubá e Ponte Nova, nunca foi oficialmente
suprimida; o movimento, porém, é nulo. A estação
está desativada há anos, mas exteriormente em bom estado de conservação
em 2016. Os trilhos já foram retirados.
|
1885
AO LADO: A inauguração
da estação do Turvo em 1885 (jornal desconhecido,
7/10/1885). |
|
1926
AO LADO: Acidente entre Cajuri e Coimbra (O Estado de S. Paulo,
21/7/1926). |
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Viçosa,
mostrando ao norte da sede a estação de Cajuri, que
na época pertencia ao município de Viçosa (mapa
parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
ACIMA: Já desativada como estação
de passageiros, mas com a linha ainda ativa e seus desvios, a estação
de Cajuri é vista aqui em julho de 1990, durante uma viagem
especial de trem de passageiros que saiu de Minas Gerais e foi parar
no Paraná (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA:
Em 2011, a linha estava assim, próxima a Cajuri. Embora concessionada
à FCA, a falta de tráfego gera desbarrancamentos que
não são consertados por falta absoluta de interessa
da concessionária e da União (Foto Guilherme Rios).
(Fontes: André
A. A. Amorim; Eliete Style; Hugo Caramuru; Giovanni
Ribeiro de Carvalho; Gustavo Torres; Jair
Barreiros; Marcio __; Prefeitura de Cajuri; www.ufv.br; Manchete
Rural, 1989; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1960;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
|
|
|
|
A estação de Cajuri, em 2001. Autor desconhecido |
A estação em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 08/2005. Foto Elias Torrent |
A estação em 8/6/2008. Foto Eliete Style |
A estação em 2016. Foto da Prefeitura de Cajuri |
A estação em 20/6/2021. Foto Julio Alves |
|
|
|
|
Atualização:
22.06.2021
|
|