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E. F. Leopoldina
(1929-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VIÇOSA-UNIVERSIDADE
(ou ESCOLA DE AGRICULTURA)
Município de Viçosa, MG |
Linha de Caratinga - km 379,825 (1960) |
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MG-1808 |
Altitude: 657 m |
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Inauguração: 1929 |
Uso atual: centro de informações |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: Esta era uma
parada na linha, que passava dentro da Universidade Federal de
Viçosa. Tem trilhos até hoje.
"A Universidade
Federal de Viçosa originou-se da Escola Superior de Agricultura e
Veterinária - ESAV, criada pelo Decreto 6.053, de 30 de março de 1922,
do então Presidente do Estado de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes.
A ESAV foi inaugurada em 28 de agosto de 1926, por seu idealizador
Arthur Bernardes, que na época ocupava o cargo máximo de Presidente
da República. Em 1927 foram iniciadas as atividades didáticas, com
a instalação dos Cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, do
Curso Superior de Agricultura. Em 1932 foi a vez do Curso Superior
de Veterinária" (texto do site www.ufv.br).
No Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, a parada aparece
com o nome de Escola de Agricultura.
Segundo informações
de Giovanni Ribeiro de Carvalho, o projeto executado foi organizado
pelo escritório técnico de Leopoldina Railway. Uma plataforma de 14
x 3,10 m com uma abertura de telhas francesas repousa sobre 4 colunas
de dois trilhos vergados, craveados em base de concreto. O piso da
plataforma é de concreto rematado a chapa de cimento. Uma sala de
espera de 2,70 x 2,50 m com duas portas e duas janelas, sendo o piso
de parquete. Foi acrescentada pela chefia da construção uma balaustrada
correspondendo com a cerca da Leopoldina em toda a extensão da plataforma.
A modificação que foi feita nesta parada para dar-lhe a forma atual
foi feita em 1952, para abrigar uma agência dos Correios.
Em meados
de outubro de 2003, notícias de jornais davam conta que
a Universidade teria negociado com a FCA - concessionária da
linha sem uso - e com a RFFSA para estabelecer uma ligação ferroviária do centro de Viçosa com a parada da Universidade, para transporte de estudantes e do público em geral. Tal fato, infelimente, não se concretizou.
"Quando estive em Viçosa, em 1995, ali era a barbearia do campus e passava trem. Ainda passavam os cargueiros de vagões fechados de cimento ensacado a ser distribuído nas cidades da linha. Estive num congresso em 1995 e várias vezes as palestras eram interrompidas pelo barulho das locomotivas subindo a rampa que passa pelo campus e suas
buzinas, por serem diesel. Numa delas, pedi silêncio aos que assistiam, e depois que o trem passou, expliquei qual era o
meu hobby e que aquele som era música para meus ouvidos. De noite,
o alojamento universitário tremia com a passagem dos trens. Bons tempos. Depois,
em 1999, já não passava mais trem algum, a estação já era
uma loja de lembranças e material escolar; em 2003 estava sendo restaurada
e ficaria como posto de informações do campus. Pelo que me falaram
em Viçosa, esta parada servia à fazenda de Arthur Bernardes, que foi
Presidente da República entre 1922 e 1926, e depois a familia doou
a terra para ser construída a UFV. A estação
hoje, restaurada, é uma central de informações
da UFV" (Marcio, Santo André, SP e Gustavo Torres,
Viçosa, MG, 08/2005).
"Em tempo, quando estive
lá em 1996, a estação dentro do campus era uma barbearia. Em 1999,
estava em reforma e em 2003 era uma loja de lembranças e artigos da
UFV" (Marcio, Santo André, 2007).
ACIMA:
Trem de inauguração da Escola Superior de Agricultura
e Veterinária - ESAV, conduzindo o Presidente Arthur Bernardes, em
1926 (Acervo Universidade Federal de Viçosa).
ACIMA: Vista
da Universidade de Viçosa, em 1989. A linha da Leopoldina passava
(ainda passa) ao centro da foto, em diagonal, entre as fileiras de
árvores que cercam os trilhos, entre os diversos prédios.
Não dá para ver a estaçãozinha (Foto revista
Manchete Rural, edição em 1989).
ACIMA: Em junho de 1990, quando os trens ainda passavam
pelo campus da Universidade de Viçosa: a foto foi tirada de
um trem especial que circulou naquele ano uma única vez (Foto
Hugo Caramuru).
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Viçosa,
mostrando ao norte da sede a estação da Escola Agronomica,
atual UFV (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: André A. A. Amorim; Aguinaldo
Pacheco; Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; Giovanni Ribeiro
de Carvalho; Gustavo Torres; Jair
Barreiros; Marcio __; Acervo UFV; www.ufv.br; Manchete
Rural, 1989; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1960;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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A estação em 1939. Acervo UFV |
A parada, em 1999. Foto André A. A. Amorim |
A parada em 03/2003. Foto André A. A. Amorim |
A parada em 03/2003. Foto André A. A. Amorim |
A parada em 07/08/2005. Foto Gustavo Torres |
A parada (fachada) em 07/08/2005. Foto Gustavo Torres |
A estação em 2007. Foto Jair Barreiros |
A parada em 2015. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 21/4/2012. Foto Julio Alves |
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Atualização:
26.04.2021
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