|
|
E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ÓCULO
PEQUENO
Município de Rio Casca, MG (Veja
o local) |
Linha de Caratinga - km 508,708
(1960) |
|
MG-3413 |
Altitude: 373 m |
|
Inauguração: 1921? |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 |
|
HISTORICO DA LINHA: Este
trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
|
A ESTAÇÃO: A parada
de Óculo Pequeno teria sido inaugurada em 1921. Pelo
menos, esta é a data que consta na parte superior de uma das
portas - 21.11.921 (foto abaixo).
Era um prédio de apenas um cômodo, pequeno, que ficava
nas terras da fazenda do mesmo nome.
Em 2006 estava em ruínas e, em, 2017 já estava totalmente
demolida. Em volta, apenas o campo, nenhuma outra construção.
ABAIXO: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Rio
Casca, mostrando também a estação de Óculo
Pequeno, a nordeste da sede (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Diovanni Rezende; Edmundo Siqueira:
Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
IBGE, 1970; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-80) |
|
|
|
|
Nas três fotos tomadas por Diovani Resende, em 02/2006,
a velha parada em ruínas. Uma data aparece numa das paredes
- 1921. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.11.2017
|
|