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E. F. Leopoldina
(1914-1975)
RFFSA (1975-1994) |
LINDÓIA
Município de Rio Casca, MG |
Linha de Caratinga - km 502,298 (1960) |
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MG-1545 |
Altitude: 334 m |
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Inauguração: 25.08.1914 |
Uso atual: capela (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lindóia foi inaugurada em 1914 em terras da fazenda
do mesmo nome. A estação ainda estava de pé em 2019,
funcionando como uma capela.
Somente não foi derrubada
porque
o pessoal do povoado não permitiu.
"Meu pai, Dr. Ruy
Lopes Teixeira, dono da serraria e fábrica de tacos em Bituruna
até seu fechamento era neto do senador José Cupertino, fundador do
município de Rio Casca e proprietário da fazenda Lindóia,
onde por acaso a referida estação Lindóia está situada. Ele foi um
dos principais articuladores para que a linha férrea atingisse Rio
Casca" (Antonio Cupertino, 4/3/2010).
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Rio
Casca, mostrando também a estação de Lindoia,
a nordeste da sede (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1960).
ACIMA: Povoado de Lindoia em janeiro de 2019 (Foto Julio Alves).
(Fontes: Antonio Cupertino; Diovanni Rezende, 2006;
Danielle Piuzana; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
IBGE, 1970; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-80) |
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A estação de Lindoia em 01/2006. Foto Danielle
Piuzana e Diovanni Rezende |
A estação de Lindoia em 01/2006. Foto Danielle
Piuzana e Diovanni Rezende |
A ex-estação em 01/2019. Foto Julio Alves |
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Atualização:
27.01.2019
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