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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Laticínios
Pequeri
Santa Helena
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Saída para o ramal de Mar de Espanha: Uricana
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. União Mineira (1879-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994)
PEQUERI (antiga SÃO PEDRO)
Município de Pequeri, MG
Linha de Caratinga - km 173,875 (1960)   MG-1801
Altitude: 565 m   Inauguração: 07.07.1879
Uso atual: bar (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Pedro do Pequeri, ou somente São Pedro, foi inaugurada em 1879. (O livro de) Cyro Deocleciano Pessoa Jr. cita a data de 13 de maio e não 7 de julho) pela Cia. União Mineira, e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884.

Ela fazia parte originalmente do ramal de Serraria, desativado em 1904 e com esse trecho da linha incorporado à linha Três Rios-Ubá.

A partir de 1911, dessa estação passou a sair o ramal de Mar de Espanha, suprimido em 31/10/1965.

Nos anos 1940 a estação passou a chamar-se Pequeri.

Na linha que passava por Pequeri rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 1970 e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso.

Em 2008 abrigava um bar em sua plataforma e estava, pelo menos por fora, muito bem conservada.


(Reprodução Márcio Protzner, 02/2009)
1890
AO LADO:
"Aí está (à esquerda) um belo carimbo sobre a emissão do Cruzeiro do Sul, logo após a Proclamação da República. A agência postal da Estação de São Pedro foi criada em 15/7/1877, curiosamente dois anos antes da inauguração da estação. A mala postal para a administração federal seguia pela E. F. Leopoldina até Entre Rios e em seguida pela E. F. Central do Brasil. A permuta das malas era diária. A estação de São Pedro pertencia, no período desse carimbo, ao município de Juiz de Fora. Em 11/08/1890, sete dias antes da postagem teve o nome alterado para São Pedro do Pequeri e em 31/1/1891 foi incorporado ao município de Mar de Hespanha. Existem pelo menos duas origens etimológicas para o nome Pequeri: vem do tupi e pode indicar rio das marrequinhas (pyquy) ou rio dos peixinhos (pequira)" (Marcio Protzner, 02/2009).

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Pequeri (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).

ACIMA: Litorina. Excursão do Rio de Janeiro a Pequeri, por volta dos anos 1960, em uma litorina movida a diesel e de alto luxo. Foto Vera Guarize.

ACIMA: A estação da Pequeri, sem data. Foto Vera Guarize.

ACIMA: Na estação de Pequeri, anos 1960 - créditos na foto.

ACIMA: Mais uma na estação de Pequeri, anos 1960 - créditos na foto.

ACIMA: A locomotiva a vapor passa por Pequeri, anos 1960 - créditos na foto.

(Fontes: Fernando Marietan, 2016; Jorge A. Ferreira, 2000 e 2008; Marcio Protzner; Acervo Vera Guarize; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Deocleciano Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação, ainda ativa, em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1960

A estação desativada em 2000. Foto Jorge A. Ferreira

A estação desativada em 2000. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2008. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2008. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2008. Foto Jorge A. Ferreira

A estação em 2016. Foto Fernando Marietan
   
     
Atualização: 01.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.