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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pequeri
Santa Helena
Bicas
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. União Mineira (1879-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994)
SANTA HELENA
Município de Bicas, MG
Linha de Caratinga - km 182,360 (1960)   MG-1802
Altitude: 487 m   Inauguração: 07.07.1879
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Helena foi inaugurada em 1879 (O livro de Cyro Deocleciano Pessoa Jr. cita a data de 13 de maio e não 7 de julho) pela Cia. União Mineira, e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884. Ela fazia parte originalmente do ramal de Serraria, desativado em 1904 e com esse trecho da linha incorporado à linha Três Rios-Ubá.

Na linha que passava por Santa Helena rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos anos 1970, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso.

A estação já foi demolida. "A casa (das fotos abaixo de 2008) ainda existe e guarda até hoje a inscrição EFL na porta e era do Agente e mais tarde do Chefe de Turna da Via Permanente. A estação de Santa Helena (que cheguei a conhecer) era apenas uma plataforma, com pouco mais de 30m x 3m, sem prédio. Possuía no passado apenas uma cobertura em duas águas que ficava em seu centro e antes de sua destruição já não a possuía mais. A localização era onde se encontra a praça na saída do vilarejo, no sentido Pequerí (São Pedro de Pequerí)" (Aloizio Barros de Souza, 2/4/2010).

Porém, houve um prédio na plataforma, sim: tratava-se de uma edificação onde paredes de alvenaria eram usadas apenas nas cabeceiras compondo o escritório e a sala do chefe da estação. A maior extensão das paredes laterais eram construídas em madeira formando o grande salão central. Este tipo de configuração foi utilizado em várias estações da Estrada de Ferro Leopoldina, citando como exemplo a estação de Roça Grande, construída nos mesmos moldes (cf. Amarildo Mayrink). 

ACIMA: Na estação de Santa Helena, provavelmente anos 1970 (Cessão Amarildo Mayrink, Dougla Rhanna e João Batista Marques de Souza).

(Fontes: Cassio Paulo Fernandes; Marcelo Massucati; Aloizio Barros de Souza; Cyro Deocleciano Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1982)
     

A estação em 1983. Foto Cassio Paulo Fernandes

Ao lado e acima: Prédio que foi casa do agente e do chefe da via permanente no pátio de Santa Helena. Foto Marcelo Massucati em 07/2008

A mesma casa das fotos de 2008, em 2016. Foto Fernando Marietan
   
     
Atualização: 23.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.