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E. F. Leopoldina
(1904-1975)
RFFSA (1975-1994) |
SILVEIRA
LOBO
Município de Santana do Deserto, MG |
Linha de Caratinga - km 156,418
(1960) |
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MG-1813 |
Altitude: 422 m |
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Inauguração: 01.11.1904 |
Uso atual: moradia (2018) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1904 |
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HISTORICO DA LINHA: Este
trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A
estação de Silveira Lobo foi inaugurada em 1904,
mas era já a segunda desse nome. A estação original
de Silveira Lobo ficava no antigo ramal de Serraria
(desativado em 1904), da Leopoldina, que ligava a estação
de Serraria, na linha do Centro da EFCB, às cidades
de Bicas e Pequeri.
Esta estação original (ver foto logo abaixo)
havia sido inaugurada em 1879.
Esta recebeu o nome de Francisco de Paula da Silveira Lobo (1826-1886) que, apenas uma semana antes da inauguração dessa estação (ou seja, em 06/05/1878) tornara-se presidente da província (atualmente governador do estado) de Minas Gerais (Fonte: Luís Pontes, 09/2018).
Em 1902, a Leopoldina obteve uma concessão para ligar esse
ramal, a partir da estação original de Silveira Lobo,
à fazenda do Travessão, supostamente situada
na divisa dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e aparentemente
próxima à atual estação de Piracema,
próxima a Três Rios. Porém, com esse ramal,
a Leopoldina acabou ligando-o com a estação de Três
Rios, e desativando o velho ramal de Serraria, pois ele
se tornava desnecessário, pois corria em grande parte paralelo
à linha da Central.
Com essa desativaçâo, ela nomeou a estação
construída na linha que agora ligava Bicas e Pequeri
diretamente a Três Rios com o mesmo nome da antiga estação
que existia no ramal desativado. Confuso, mas real.
"A estação hoje é uma residência: gente pobre, que não tem
como manter o prédio, tendo como resultado a penúria que se vê nas
fotos. Não há mais vestígios, nem dos trilhos nem do leito, da linha"
(Gutierrez L. Coelho, 01/2006).
"No entanto, além da
estação, existem ainda (em 2013) os pilares de pedra da antiga ponte.
Veja nos postais que agora te envio, a ponte ao fundo. Os pilares
resistem bravamente. Segue também um trecho do antigo leito da ferrovia,
hoje servindo como estrada vicinal - ver fotos imediatamente abaixo"
(Jorge A. Ferreira, 4/2013).
Em 2018, seguia sendo residência.
NO ALTO: A estação de Silveira Lobo em 1906.
ACIMA: A estação nos anos 1930 (Acervo Manuel Monachesi).
ACIMA: Mapa dos anos 1970 mostra
a linha e a vila/estação de Silveira Lobo (IBGE).
ACIMA: A estação de Silveira Lobo da antiga União
Mineira, em pé ainda nos anos 1970. A foto foi enviada por
um antigo morador, Reinaldo Guedes. Ele confirma sua demolição
posterior (Foto Juliana de Oliveira Guedes).
ACIMA: um pontilhão da linha sobre a atual
rodovia, além de uma estrada de terra que é o antigo
percurso da linha da Leopoldina próxima à estação, nos anos 2000 (Fotos Jorge A. Ferreira Jr.).
ACIMA: Plataforma da estação original de Silveira
Lobo - extinta há mais de cem anos - e restos de uma construção
feita sobre ela certamente muito tempo depois da demolição
do prédio antigo (Foto Marcos M Dutra em 1/2011).
(Fontes: Marcos M Dutra; Manuel Monachesi;
Jorge A. Ferreira; Juliana de Oliveira Guedes; Reinaldo Guedes; Gutierrez
L. Coelho; Folha de S. Paulo, 16/12/1961; IBGE; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de
Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 2017. Foto José Roberto Vasconcelos |
Guarita? Banheiro? Prédio ao lado da estação
em 2017. Foto José Roberto Vasconcelos |
A estação de Silveira Lobo em 10/2018. Foto Jean Ferreira |
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Atualização:
23.04.2020
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