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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1994) |
SÃO
MARCOS
Município de Santana do Deserto, MG |
Linha de Caratinga-km 159,028 (1960) |
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MG-4399 |
Altitude: 427 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido (2004) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A data de inauguração
da parada de São Marcos é ignorada. Era uma parada apenas.
Em 2004 ainda estava de pé.
(Fontes: Manoel Monachesi; Pedro Leal Dutra; Jorge
A. Ferreira; Edmundo Siqueira:
Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.:
Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
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A parada, c.2004. Acervo Manoel M. Monachesi |
A parada, c.2004. Acervo Manoel M. Monachesi |
A estação em 2010. Foto Pedro Leal Dutra |
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Atualização:
01.12.2013
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