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Cia. União
Mineira (1879-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994) |
SOSSEGO
Município de Santana do Deserto, MG |
Linha de Caratinga - km 162,160 (1960) |
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MG-1812 |
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Inauguração: 13.05.1879 |
Uso atual: posto de saúde |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: Em 1876, a Província
de Minas Gerais deu uma concessão à Companhia União
Mineira para a construção de um ramal que, partindo da estação
de Serraria, na Linha do Centro da então E. F.
Dom Pedro II (Central do Brasil) deveria ligá-la à povoação
do Espírito Santo de Mar de Hespanha. Esta foi a linha que
originou a Companhia União Mineira, formada em 1877.
Apesar de nunca ter chegado a Mar de Espanha (isso somente
aconteceu quando a Leopoldina construiu um ramal a partir de Pequeri,
em 1911), em 1879 inauguraram-se os 29 quilômetros ligando a estação
original de Serraria a Sossego. O ramal chegou até
a
A agência de Sossego foi criada em 15-7-1881.
A mala postal seguia para o Rio de Janeiro pela Estrada de Ferro
Leopoldina até Entre Rios e, daí, pela Estrada de Ferro Central
do Brasil (Marcio Protner, 2008). |
estação de Guarani,
após Bicas e Rochedo de Minas, em 1883;
em 1884 todo o ramal e as estações foram incorporados
à Leopoldina,
linhas de Três Rios a Ubá, esse
trecho em uma linha
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única, que em 1931 estaria chegando até a cidade de
Caratinga. "O lugar faz juz ao nome, é um sossego,
ideal para quem sofre do stress das grandes cidades e quer se retirar
para um sítio onde
possa ter contato com a
natureza. A sensação é de que o tempo parou e que se um trem
da Leopoldina apitar na estação ninguém estranhará. Pena que
a cooperativa local interveio no prédio da estação, descaracterizando-o
um pouco. Pelo menos a estação está
de pé e tem uso definido" (Gutierrez
L. Coelho, 01/2006). Em novembro de 2008, a ex-
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Casa de turma da antiga vila ferroviária
de Sossego (Foto Jorge A. Ferreira em 2008). |
estação era um posto
de saúde.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Manoel Monachesi; Gutierrez L. Coelho;
Marcio Protzner; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro
Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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Estação de Sossego, ainda escrita "Socego".
Anos 1940. Acervo Manoel Monachesi |
A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 12/2005. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação repintada em 2008; Foto Jorge A. Ferreira
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Atualização:
15.09.2012
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