|
|
E. F. Leopoldina
(1879-1975)
RFFSA (1975-1996) |
UBÁ
Município de Ubá, MG |
Linha de Caratinga - km 356,43
(1980) |
|
MG-0859 |
Altitude: 334 m |
|
Inauguração: 26.10.1879 |
Uso atual: fechada
(2021) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Este
trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Ubá
foi inaugurada em 1879 (*), havendo também referências
à data de 20/02/1880 (**) para essa abertura.
Em 1886, com a abertura da estação de Ligação
e a consequente união da linha do Centro com a estação
de Três Rios via Bicas e Pequeri, Ubá
passou a ser atingida por dois trens, ambos vindos do Rio de
Janeiro, um que passava por Cataguases e outro, por Bicas.
Na primeira metade dos anos 1970, a linha que vinha por Bicas
parou com os trens de passageiros, e logo depois, nos anos 1980,
a linha do Centro também parou.
Pelo menos até 1980 ainda trafegavam por ali trens mistos,
trazendo passageiros para a estação.
A linha do Centro, ainda ativa em 2012 para cargueiros até
a região de Cataguases, nunca foi oficialmente suprimida;
o movimento, porém, é nulo, e já não
se viam trilhos ao lado da estação.
"Um prefeito com um pouco mais de lucidez deu uma geral
na estação, retirando dela bares e outros penduricalhos que a tornavam
um mercado persa (havia no telhado uma abominável antena parabólica,
também suprimida). Porem isto não impediu a colagem irracional de
cartazes e a permanência de vagabundos que emporcalham o local.
Entretanto, está de pé e em estado muito bom, se comparada com as
ruínas que se vê por aí. Trilhos? Jamais voltarão, os vestígios
já estão praticamente cobertos por asfalto, o pequeno e antigo pátio
já se tornou uma rua. Das lembranças do meu tempo de criança, na
minha terra natal, os trens de passageiros Barão de Mauá / Ponte
Nova / Barão de Mauá, tracionados pelas pacific inglesas Beyer &
Peacock Manchester, cujo apito longo resta apenas na memória"
(Gutierrez L. Coelho, 12/2/2013).
NOTA: (No Dossiê de Tombamento do Conjunto Arquitetônico
da Estação Ferroviária de Ubá, de 2004,
as afirmações desta página são citadas
citando esta fonte como referência. Ao mesmo tempo, o dossiê
mostra outras histórias, como a da passagem do Imperador
Dom Pedro II pela cidade, para a inauguração da estação,
em novembro de 1881. Teria sido esta a inauguração
oficial da estação? Todas as fontes citam 1879 e 1880
como sendo a data. O próprio dossiê cita as três
datas citadas tentando encontrar uma explicação para
a discrepância).
Em julho de 2021, o prédio da ex-estação de Ubá estava conservado, porém, aparentemente sem uso. Apenas moradores de rua dormiam no local.
Não parecia mais ser parada de ônibus, como era em 2012. Em 10 minutos por lá, não passou nenhum ônibus, bem como também não vi nenhum sinal de parada. O antigo armazém é um posto da polícia (Julio Alves, 10/7/2021).
|
1891
AO LADO: Dois engenhos iriam ser construidos eu Ubá ligados à estação por bondes (terão mesmo sido construidos esses engenhos? Dos bondes, não consegui mais informaçõpes. (O Estado de S. Paulo, 28/8/1891). |
ACIMA: A estação de Ubá , sem data (Acervo DNIT)
|
1891
AO LADO: Dois engenhos iriam ser construidos eu Ubá ligados `Pa estação por bondes (terão mesmo sido construidos esses engenhos? Dos bondes, não consegui mais informaçõpes. (O Estado de S. Paulo, 28/8/1891). |
|
1923
AO LADO: Chuvas dannificam as linhas na região
de Ubá (O Estado de S. Paulo, 12/1/1923).
|
ACIMA: A estação de Ubá
lotada de populares para o embarque do Nubcio Apostólico
Dom Henrique Gasparri em 1922 (Fon-Fon, 19/8/1922).
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha de Caratinga (sudieste-nordeste) passando pelo município
de Ubá, com a bifurcação da linha nos sentidos
Porto Novo (direita) e Três Rios (esquerda) (mapa parcial)
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
VII, 1960).
ACIMA: A cidade de Ubá
e sua estação, no centro da fotografia, em data desconhecida (Autor desconhecido, acervo Jorge Alves Ferreira).
ACIMA: A estação de Ubá em 10/07/2021. Foto Julio Alves).
(Fontes: Marcelo Lordeiro; Gutierrez L.
Coelho; Hugo Caramuru; Jorge A. Ferreira; Elias Torrent; DNIT; Preserve;
Fon-Fon, 1922; O Estado de S. Paulo, 1923; Edmundo Siqueira: Resumo
Histórico da The Leopoldina Rwy. Co. Ltd., 1938; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII,
1960;
Dossiê de Tombamento do Conjunto Arquitetônico da Estação
Ferroviária de Ubá, 2004; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
|
|
|
A estação nos "bons tempos". Foto Preserve |
Estação de Ubá, c. 1970. Foto cedida por
Marcelo Lordeiro |
Estação de Ubá, c. 1970. Foto cedida por
Marcelo Lordeiro |
Estação de Ubá em 1990. Foto Hugo Caramuru |
Estação de Ubá em 1990. Foto Hugo Caramuru
|
A estação desativada em 07/2001. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação desativada em 07/2001. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação desativada em 07/2001. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação em 12/2002. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação desativada em 07/2001. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação em 09/2005. Foto Elias Torrent |
Estação de Ubá em 12/2/2013. Foto Gutierrez
L. Coelho |
|
|
|
|
Atualização:
30.08.2023
|
|