|
|
E. F. Leopoldina
(1886-1975)
RFFSA (1975-1994) |
LIGAÇÃO
Município de Ubá, MG |
Linha de Caratinga - km 293,746 (1960) |
|
MG-1806 |
Altitude: 372 m |
|
Inauguração: 01.07.1886 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 1980
(em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ligação foi inaugurada em 1886 pela
E. F. Leopoldina, no prolongamento da linha que uniria a estação
de Guarani à de Ubá. Até Guarani,
a ferrovia correspondia à antiga E. F. União Mineira,
comprada pela Leopoldina em 15 de maio de 1884 e incorporada em 1o
de novembro do mesmo ano.
A partir daí, iniciou-se a obra de
união da estação de Guarani à linha
do Centro, da Leopoldina, na localidade de Ligação.
Portanto, a data de 1o de julho de 1886 é perfeitamente compatível
para a sua abertura.
Na linha do Centro, que havia chegado
a Ubá em 1879, não existia nenhuma estação
em Ligação (o livro de Cyro Deocleciano,
de 1886, não a cita - ver p. 326); ela somente foi construída
depois da aquisição pela Leopoldina da linha da União
Mineira, tornando-se o ramal de Serraria e mais tarde a linha de Caratinga.
Há
de se considerar que existe outra data citada para a inauguração
da estação (no Guia Geral de 1960), que é
28/2/1880, mas a data parece claramente
absurda pela história das duas linhas citada acima.
A estação
tomou esse nome pois aqui se juntavam as duas linhas, a do Centro e a Três Rios-Caratinga. Porém, havia duas estações,
uma em cada linha e muito próximas.
Há relações
de estações que dão às duas quilometragens
diferentes, pois estão realmente em linhas distintas: 409,79
para a linha que vem de Recreio e 351,19 para a linha que vem
de Três Rios - notar que ambas são diferentes
da quilometragem única que está no alto da página
e que está no Guia Geral de 1960.
Mas qual é
qual? Segundo quem conhece o local, a estação que ficava
na linha que vinha de Três Rios e seguia para Caratinga era a que aparece nas fotos desta página.
Na linha que passava
por Ligação rodaram trens de passageiros até
por volta de 1976 e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois
de anos sem uso.
Em 1990 ainda passavam trens por Ligação,
mas era um movimento muito pequeno; uma das linhas já estava
coberta pelo mato. Esta já no abandono seria provavelmente
a linha Três Rios-Ligação-Caratinga.
(VEJA
TAMBÉM: LIGAÇÃO-LINHA
DO CENTRO)
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1886 a 1976. Veja aqui
horários em 1948
(Guias Levi). |
ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Ubá,
mostrando também a estação de Ligação
e a bifurcação da linha nos sentidos Porto Novo (direita)
e Três Rios (esquerda) (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Hugo Caramuru; Ricardo Quinteiro de Mattos;
Pedro Leal Dutra; Jorge A. Ferreira; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil,
1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-80) |
|
|
|
Estação de Ligação em 1987. Foto
Hugo Caramuru |
A estação de Ligação, em 1990, ainda
com trilhos aparentes. A linha que segue para a direita não
aparece na foto, tirada próxima demais à estação.
Foto Hugo Caramuru |
A estação de Ligação, em 1990, ainda
com trilhos aparentes. Note-se em primeiro plano a linha saindo
para a direita para a plataforma com cobertura: esta é
a linha para Três Rios. Foto Hugo Caramuru |
A estação desativada em 08/2002. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação em 2014. Foto Pedro Leal Dutra |
A estação em 08/2018. Foto Amarildo Mairink |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.09.2018
|
|