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E. F. Leopoldina
(1885-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VIÇOSA
Município de Viçosa, MG |
Linha de Caratinga - km 381,498 (1960) |
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MG-1809 |
Altitude: 649 m |
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Inauguração: 15.11.1885 |
Uso atual: centro cultural e biblioteca (2005) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 1980
(em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de
passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga
linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada
em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho
intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Viçosa foi inaugurada em 1885 a 6 quilômetros
do centro da cidade.
"O local dessa primitiva estação
era então afastado da cidade. Dizem que como Arthur Bernardes
era adversário dos construtores da ferrovia eles fizeram um traçado
para não passar dentro da cidade. Em 1912/13 a linha mudou para o traçado
atual porque o Presidente do Estado era Arthur Bernardes e o sogro
dele tinha uma fábrica no Silvestre. São as lendas. O nome do local
dessa estação velha era Violeira, por causa de um evento (parece-me
que um enterro) que juntou muitos violeiros que fizeram uma "violeira".
Em 1912, a "estação da Violeira" foi demolida.
Olhando no Google Earth ainda se vê o traçado antigo e indícios da
demolição (nota: ver caixa abaixo, de 1913). D. Pedro II passou por aqui e anotou no seu diário o local
que chamamos hoje de Estação Velha" (Aguinaldo Pacheco,
17/7/2011).
Em 1913, foi construída em outro ponto a nova
estação de Viçosa, justamente por causa da variante na linha. (ver caixa abaixo, de 1913).
Pelo menos até 1980 ainda trafegavam por Viçosa
trens mistos, trazendo passageiros para a estação. A
linha, entre Ubá e Ponte Nova, nunca foi oficialmente
suprimida; o movimento de trens, porém, é nulo. A estação
está desativada há anos. Os trilhos ainda estão
expostos. Depois de anos de abandono, em 1996 a estação
foi restaurada.
"Quando estive em Viçosa, ainda passava trem.
Passavam os cargueiros de vagões fechados de cimento ensacado a ser
distribuído nas cidades da linha. Depois, em 1999, a estação
estava fechada, em 2003 a estação estava sendo ocupada por serviços
sociais e voluntários da prefeitura, com reformas na sua estrutura
interna. Não sei como está hoje a estação". (Marcio,
Santo André, SP, 08/2005).
"Realmente passavam
vagões de cimento que eram distribuídos por várias cidades,
inclusive a Mundial, daqui de Viçosa, comprava muitos vagões de cimento.
Também passavam por aqui os vagões de bauxita para a ALCAN
em Mariana. Eu moro bem na reta da UFV e escutava-os acelerando e
subindo na rampa e adorava o barulho; quando desciam, escutava o apito
dele vindo lá de cima da UFV, pois para quem não conhece, é uma reta
de 2 km tanto da linha como do campus da UFV e passava nesta linda
paisagem dentro do campus, com seus apitos e barulhão. Eram as U13
que passavam aqui e também de vez em quando passava uma U20.
Isso ocorreu até outubro de 1996, quando o último trem, com vagões
e locomotivas sucateadas, passou aqui já da FCA, que desativou o trecho
todo.
Na estação, em 2006, funcionava um centro cultural
e a biblioteca" (Gustavo Torres, Viçosa, MG). Parece que o uso era o mesmo em 2021.
1913
AO LADO: Noticias sobre a variante, que já estava na estação de São Silvstre, e a construção da estação nova de Viçosa
(O Estado de S. Paulo, 21/12/1913). |
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ACIMA: A locomotiva e o trem passam pela cidade de
Viçosa nos anos 1920, numa cena que parece até de maquete.
Bela cidade então era Viçosa (Autor desconhecido).
1932
AO LADO: Desastre em Viçosa.
(O Estado de S. Paulo, 6/5/1932). |
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ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Viçosa
(mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960).
ACIMA:
Estação de Viçosa em 1988 (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: Estação de Viçosa em junho
de 1990. Notar que a rua ainda tinha os dois trilhos, da linha principal
e do desvio (Foto Hugo Caramuru).
(Fontes: André A. A. Amorim; Gustavo Torres;
Marcio _; Hugo Caramuru; L'Italia,
28/11/1885; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1960;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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A estação de Viçosa, antes de ser reformada,
em 1996. Foto André A. A. Amorim |
A estação em 1998, já reformada. Foto André
A. A. Amorim |
A estação em 2003. Foto André A. A. Amorim |
A estação em 07/08/2005. Foto Gustavo Torres |
A ex-estação em 21/4/2021. Foto Julio Alves |
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Atualização:
25.04.2021
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