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Cia. E. F. Juiz
de Fora ao Piau (1884-1888)
E. F. Leopoldina (1888-1974) |
AGUA
LIMPA
(antiga LIMA DUARTE e CORONEL PACHECO)
Município de Coronel Pacheco, MG |
Ramal de Juiz de Fora - km 269,037
(1960) |
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MG-1822 |
Altitude: 479 m |
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Inauguração: 1884 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Juiz de Fora teve sua origem em duas ferrovias: a Cia. E.
F. Ramal do Rio Novo, constituída em 1882 e arrendada no ano seguinte
à Cia. União Mineira, que inaugurou o trecho entre Furtado de Campos,
no então ramal de Serraria (Serraria-Guarani, da União Mineira) e
a cidade de Rio Novo. Enquanto isto, em Juiz de Fora, constituiu-se
em 1881 a Companhia Estrada de Ferro Juiz de Fora ao Piau, que em
1884 entregou esse trecho, e, em 1888, o uniu a Rio Novo. Dois meses
antes, em agosto, a ferrovia já tinha sido vendida à Leopoldina, que
também estava de posse da União Mineira, unindo então o ramal de Rio
Novo ao ramal de Piau, formando o ramal de Juiz de Fora. Nesta cidade,
o novo ramal se entroncava com a Linha do Centro da E. F. Central
do Brasil. A partir de 1896, no entanto, houve uma série de disputas
judiciais no antigo ramal do Piau, finalmente só resolvidas em 1913
em favor da Leopoldina. O ramal de Juiz de Fora foi finalmente suprimido
pela RFFSA em 8/9/1974. Segundo Hugo
Caramuru, o último trem de passageiros no ramal saiu em 31/01/1972,
dois anos e meio antes da supressão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lima Duarte foi inaugurada em 1884 pela Cia. E. F. Juiz
de Fora ao Piau, passando em 1888 para o controle da E. F. Leopoldina.
No mesmo ano, passou a fazer parte do ramal de Juiz de Fora (NOTA: NÃO CONFUNDIR COM A ESTAÇÃO DE LIMA DUARTE, NO RAMAL DO MESMO NOME, DA EFCB, COM BITOLA DE 1,60 E SITUADA EM OUTRA LOCALIDADE, HOJE MUNICÍPIO DO MESMO NOME).
Mais tarde, chamou-se Coronel Pacheco, mudando seu nome mais
tarde, e mais uma vez, para o de Água Limpa.
A estação foi fechada com o ramal, em 1972. Já
foi demolida.
1912
AO LADO: Compra de
casa no povoado de Coronel Pacheco (O Estado de S. Paulo,
26/9/1912).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1884 a 1972.
Ao lado, um destes trens chega à estação
de Rio Novo, em 1961. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 02/1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Manoel Marcos Monachesi; Albino Esteves:
Álbum de Juiz de Fora, 1915; O Estado de S. Paulo, 1913; Edmundo Siqueira:
Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Diocleciano
Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil,
1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-1980) |
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Estação de Água Limpa, no centro da foto,
em 1915. Foto do Álbum de Juiz de Fora de Albino Esteves,
1915. Reeditado pela FUNALFA em 1989. Foto cedida por Manoel
Marcos Monachesi. |
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Atualização:
31.10.2020
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