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E. F. Leopoldina
(1887-1973) |
DOM
SILVÉRIO
Estação antiga, à esquerda, e
nova, à direita.
(antiga SAÚDE)
Município de Dom Silvério, MG |
Ramal de Dom Silvério - km 502,350
(1960) |
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MG-0842 |
Altitude: 492 m |
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Inauguração: 20.02.1887 |
Uso atual: fechada (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1970 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Saúde - depois Ramal de Dom Silvério - foi
entregue ao tráfego nos anos de 1886 e 1887, com ponto terminal
em Saúde (Dom Silvério). Era a continuação
da linha que vinha de Ubá e Ponte Nova, mas, com a entrega,
em 1916, da linha Ponte Nova-Matipoó (Raul Soares), o trecho
Ponte Nova-Saúde passou a ser considerado um ramal. Ele foi
suprimido em 30/06/1973.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Dom Silvério teria sido inaugurada em 1886 pela E.
F. Leopoldina, com o nome de Saúde, de acordo com alguns
registros. Entretanto, historiadores da cidade dão a inauguração
da estação e a chegada do primeiro trem como tendo sido
em 20/02/1887.
As mercadorias levadas por tropeiros em lombo de burro
levando no maximo dois sacos de 60 quilos, percorrendo poucos quilômetros
por dia, passou a atingir o Rio de Janeiro em 24 horas a 500
km de distância.
O nome da estação e da cidade
foi alterado em 12/12/1938 para o atual, que homenageia Dom Silvério
Gomes Pimenta, primeiro arcebispo de Mariana e do Brasil,
nascido em Congonhas do Campo, MG.
A estação
e o ramal foram fechados "em caráter provisório"
em 08/09/1971, de acordo com o relatório da Leopoldina desse
ano. Teriam ela e o ramal sido reabertos?
De qualquer forma,
o ramal fechou definitivamente em 30/06/1973.
"Posso te adiantar
que a estação primitiva da Leopoldina foi demolida, no inicio da dieselização.
A então RFFSA construiu um novo pátio e uma nova estação, com estilo
arquitetônico da época (inicio dos anos 1960) em outro local, afastado
do centro da cidade. Hoje tudo está abandonado e sem trilhos. O curioso
foi constatar que, em algum momento, a Rede iniciou as obras de construção
de uma linha que ligaria Dom Silvério a Nova Era, para encontrar a
E. F. Vitória-Minas.
Este projeto nunca foi concluído, porem
muita grana foi jogada fora com obras hoje abandonadas: viadutos,
pontes, túnel, aterros e cortes numa extensão de uns 10 Km. A preparação
do leito teria chegado até Nova Era, o que aumentou o desperdício.
Está tudo lá, já esquecido. O único vestígio da Leopoldina
que vi em Dom Silvério é a linda ponte na entrada da cidade"
(Informações de Gutierrez L. Coelho, 06/2004).
"Nos idos de 1960 a RFFSA deu continuidade aos planos
da antiga EF Leopoldina de levar sua linha de Dom Silvério para Nova
Era, chegando à EFVM. O plano original previa que a Leopoldina atingisse
Itabira para buscar minério de ferro. A Rede deu prosseguimento aos
planos da Leopoldina e construiu as obras civis da Ligação Dom Silvério
- Nova Era entre 1960 e 1974, mais ou menos. Foram construídas muitas
obras de arte no trecho, incluindo 3 túneis e diversas pontes e bueiros
grandes para permitir a linha cruzar sobre o Rio do Peixe e outros
córregos no caminho. Estive percorrendo alguns trechos dessa linha
planejada em janeiro de 2006, na companhia do amigo Jairo Mello.
Pena
que a linha não chegou a ser lançada, pois teríamos a chance de ver
a linha da Leopoldina entre Dom Silvério e Cataguases ainda operacional.
Quando da minha viagem ao local, descobri que a CVRD está estudando
a abertura de minas de manganês na região de Dom Silvério. Fotos da
Leopoldina que vi por lá mostravam locomotivas a vapor tracionando
gôndolas de manganês nos idos de 1960... e pensar que muita gente
diz que a Leopoldina nunca puxou minério. A estação "nova" de Dom
Silvério, que só foi usada por 6 meses, está situada a cerca de 500
metros antes de um dos túneis da linha jamais construída.
Para chegar ali, o ramal da linha nova saía do girador da antiga Leopoldina,
antes da estação velha e da ponte de ferro. Era preciso passar pelo
girador para ter acesso ao pátio da esplanada, como era chamado. Nas
fotos que vi lá, apenas locos U5B e vagões de carga trafegaram por
ali" (Pedro Paulo Resende, 04/2006).
A estação
estava em 2006 completamente abandonada e tomada pelo mato. Em 2016, as notícias davam que o prédio estava sem moradores e com uma placa de preservação da prefeitura.
ACIMA:
Ponte no ramal de Saúde em 1906 (Autor desconhecido).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens
de passageiros pararam nesta estação de 1887 a
1973. Veja aqui horários em 19-- (Guias
Levi). |
1922
AO LADO: Dom Silvério,
morto em Mariana em 1922 (Foto Revista da Semana, 9/9/1922)
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ACIMA: A ligação da estação
de Dom Silverio a Nova Era, na junção da EFVM com a
Central do Brasil parecia ser em 1961 a salvação para
a Leopoldina, que buscaria minério de ferro na EFVM para o
porto do Rio de Janeiro. As obras se iniciaram mas jamaos foram concluídas. CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER A NOTÍCIA TODA (A Noite, 17/1/1961).
ACIMA: Belíssima ponte de pedras construída
em 1887 pela Leopoldina e hoje mais do que centenária, em cuja
parte superior passava o ramal de Dom Silvério na entrada da
cidade, até a sua desativação. Hoje está
sem uso, mas é uma espécie de monumento (Foto Gustavo
Torres, 14/4/2010).
(Fontes: Gustavo Torres; Pedro Paulo Rezende;
Gutierrez L. Coelho; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da
Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas
de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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A primitiva estação de Saúde, no início
do século 20. Cessão Pedro Paulo Resende |
A estação em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
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O mato já toma a estação, em 15/01/2006.
Foto Pedro Paulo Rezende |
A estação, limpa de mato, em 2016. Foto Julio Alves |
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Atualização:
25.03.2019
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