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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Repouso
Muçungê
Juiz de Fora-Leopoldina
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. E. F. Juiz de Fora ao Piau (1884-1888)
E. F. Leopoldina (1888-1974)
MUÇUNGÊ (antiga GRAMMA)
Município de Juiz de Fora, MG
Ramal de Juiz de Fora - km 294,672 (1960)   MG-1830
Altitude: 786 m   Inauguração: 1884
Uso atual: moradia   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Juiz de Fora teve sua origem em duas ferrovias: a Cia. E. F. Ramal do Rio Novo, constituída em 1882 e arrendada no ano seguinte à Cia. União Mineira, que inaugurou o trecho entre Furtado de Campos, no então ramal de Serraria (Serraria-Guarani, da União Mineira) e a cidade de Rio Novo. Enquanto isto, em Juiz de Fora, constituiu-se em 1881 a Companhia Estrada de Ferro Juiz de Fora a Piau, que em 1884 entregou esse trecho, e, em 1888, o uniu a Rio Novo. Dois meses antes, em agosto, a ferrovia já tinha sido vendida à Leopoldina, que também estava de posse da União Mineira, unindo então o ramal de Rio Novo ao ramal de Piau, formando o ramal de Juiz de Fora. Nesta cidade, o novo ramal se entroncava com a Linha do Centro da E. F. Central do Brasil. A partir de 1896, no entanto, houve uma série de disputas judiciais no antigo ramal do Piau, finalmente só resolvidas em 1913 em favor da Leopoldina. O ramal de Juiz de Fora foi finalmente suprimido pela RFFSA em 8/9/1974. Segundo Hugo Caramuru, o último trem de passageiros no ramal saiu em 31/01/1972, dois anos e meio antes da supressão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Gramma foi inaugurada em 1884 pela Cia. E. F. Juiz de Fora ao Piau, passando em 1888 para o controle da E. F. Leopoldina.

No mesmo ano, passou a fazer parte do ramal de Juiz de Fora.

Em 1931 (ver caixa abaixo), foi pedido um trem de suburbios que ligasse a estação a Juiz de Fora. Não sei se esse trem chegou a existir.

Nos anos 1940, passou a se chamar Muçungê. A estação foi fechada com o ramal, em 1972.

A estação ainda existia em 2003, reformada e descaracterizada, mas na parte de trás da casa ainda se podia notar algumas características da plataforma (Informações de Carlos Latuff, em 06/2003).

1893
AO LADO:
Choque com carroça em Grama (O Estado de S. Paulo, 24/12/1893).

1931
AO LADO:
Suburbios Juiz de Fora-Grama (O Estado de S. Paulo, 12/3/1931).


ACIMA: Bilhete do trem de Grama a Juiz de Fora. Data ignorada, mas certamente anterior a 1942, ano em que os milreis foram substituidos pelo cruzeiro.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1884 a 1972. Ao lado, um destes trens chega à estação de Rio Novo, em 1961. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 02/1963 (Guias Levi).
     

Estação de Grama, em 1915. Foto do Álbum de Juiz de Fora de Albino Esteves, 1915. Reeditado pela FUNALFA em 1989. Foto cedida por Manoel Marcos Monachesi.

Antiga plataforma da estação de Muçungê, em 06/2003. Foto Carlos Latuff

Antiga estação de Muçungê, em 06/2003. Foto Carlos Latuff
     
     
Atualização: 31.10.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.