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E. F. Leopoldina
(1879-1965) |
POMBA
Município de Rio Pomba, MG (1880-) |
Ramal de Rio Pomba - km 280,214 (1960) |
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MG-1827 |
Altitude: 433 m |
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Inauguração: 02.07.1886 |
Uso atual: Loja Maçonica (2007) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913? |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal do Pomba, também chamado de ramal do Rio Pomba, foi autorizado
por uma concessão provincial em 1878 e foi aberto ao tráfego
em 1879, saindo da estação de Guarani, na linha Três
Rios-Caratinga, e atingindo a cidade de Pomba. Foi fechado em 01/05/1965.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pomba foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina (veja caixas abaixo, de 1886). Dom Pedro II teria estado presente na inauguração da linha e a estação em 1886.
A data de 1879, citada em outras fontes, parece improvável.
Ela era a estação terminal
do ramal do Rio Pomba. Há uma notícia de 1913
(veja caixa abaixo de 1913) que afirma que a estação mudaria de local.
Isso realmente teria ocorrido? Talvez tenha sido esta a data de formação da empresa que construiria o ramal, a Companhia Ferro Carril Pombense. A Leopoldina, no entanto, em pouco tempo adquiriu a ferrovia e transformou-a no ramal.
De qualquer forma, a estação foi fechada com o ramal, em 01/05/1965. Isabela
Gomes afirma que esse fechamento do ramal para trens de passageiros
ocorreu teria ocorrido antes, em julho de 1964.
O prédio da ex-estação foi reformado
pela Loja Maçônica Fraternidade Mineira e o maçom Joaquim
Lomeu era o responsável por sua conservação. De acordo com ele,
em frente à estação havia uma grande cooperativa de laticínios,
onde o leite ali produzido seguia pela Leopoldina para Guarani e de lá para o Rio de Janeiro. Em frente a ela havia em 2007 também um
grande armazém construído na época da estação.
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1886
AO LADO: Os trilhos chegam à cidade - mas ainda não é a inauguração da estação, que ocorreria em 1º de julho (A Provincia de S. Paulo,
21/5/1886). |
ACIMA e ABAIXO: Convite - capa e interior - para
a inauguração do ramal do rio Pomba em 1/7/1886. O almoço
foi oferecido por F. Castellões e a ilustração
é de G. Leuzinger & filhos (coleção de posse
ignorada)
ACIMA: Anunciada a mudança de local da estação. Tal fato teria mesmo se concretizado? (O Estado de S. Paulo, 1913).
ACIMA:
A estação tinha virador de locomotiva. Afinal, era estação
terminal de um ramal (Acervo Museu Histórico de Rio Pomba, sem data).
ACIMA: A cidade de Rio Pomba - muito bonita nos
anos 1930. Como estará hoje? (Foto A. Dias).
ACIMA: O laticínio,
em frente à estação de Pomba, de onde o leite
seguia pela Leopoldina para o Rio de Janeiro (Foto Ricardo Quinteiro
de Mattos em outubro de 2007).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- pararam nesta estação de 1879 a 1965. Ao lado,
um destes trens está na estação de Pomba,
possivelmente nos anos 1950. Clique sobre a foto para ver mais
detalhes sobre esses trens. Veja horarios
em julho de 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ricardo Quinteiro de Mattos, 2007; Sylvio
Caiaffa; A. Dias; Jorge Alves Ferreira, 2001; Preserve; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, vol. XXVI, 1959, p. 88; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Pomba, sem data. Foto Preserve |
A estação e o trem da Leopoldina Railway em 1925.
Acervo Sylvio Caiaffa |
A estação desativada em 2001. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação desativada em 2001. Foto Jorge Alves
Ferreira |
A estação em 2007. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos
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Atualização:
23.11.2022
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