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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Passa-Cinco
Pomba
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (1879-1965)
POMBA
Município de Rio Pomba, MG (1880-)
Ramal de Rio Pomba - km 280,214 (1960)   MG-1827
Altitude: 433 m   Inauguração: 02.07.1886
Uso atual: Loja Maçonica (2007)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal do Pomba, também chamado de ramal do Rio Pomba, foi autorizado por uma concessão provincial em 1878 e foi aberto ao tráfego em 1879, saindo da estação de Guarani, na linha Três Rios-Caratinga, e atingindo a cidade de Pomba. Foi fechado em 01/05/1965.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pomba foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina (veja caixas abaixo, de 1886). Dom Pedro II teria estado presente na inauguração da linha e a estação em 1886.

A data de 1879, citada em outras fontes, parece improvável.

Ela era a estação terminal do ramal do Rio Pomba. Há uma notícia de 1913 (veja caixa abaixo de 1913) que afirma que a estação mudaria de local. Isso realmente teria ocorrido? Talvez tenha sido esta a data de formação da empresa que construiria o ramal, a Companhia Ferro Carril Pombense. A Leopoldina, no entanto, em pouco tempo adquiriu a ferrovia e transformou-a no ramal.

De qualquer forma, a estação foi fechada com o ramal, em 01/05/1965. Isabela Gomes afirma que esse fechamento do ramal para trens de passageiros ocorreu teria ocorrido antes, em julho de 1964.

O prédio da ex-estação foi reformado pela Loja Maçônica Fraternidade Mineira e o maçom Joaquim Lomeu era o responsável por sua conservação. De acordo com ele, em frente à estação havia uma grande cooperativa de laticínios, onde o leite ali produzido seguia pela Leopoldina para Guarani e de lá para o Rio de Janeiro. Em frente a ela havia em 2007 também um grande armazém construído na época da estação.

1886
AO LADO: Os trilhos chegam à cidade - mas ainda não é a inauguração da estação, que ocorreria em 1º de julho (A Provincia de S. Paulo, 21/5/1886).

ACIMA e ABAIXO: Convite - capa e interior - para a inauguração do ramal do rio Pomba em 1/7/1886. O almoço foi oferecido por F. Castellões e a ilustração é de G. Leuzinger & filhos (coleção de posse ignorada)


ACIMA: Anunciada a mudança de local da estação. Tal fato teria mesmo se concretizado? (O Estado de S. Paulo, 1913).

ACIMA: A estação tinha virador de locomotiva. Afinal, era estação terminal de um ramal (Acervo Museu Histórico de Rio Pomba, sem data).

ACIMA: A cidade de Rio Pomba - muito bonita nos anos 1930. Como estará hoje? (Foto A. Dias).

ACIMA: O laticínio, em frente à estação de Pomba, de onde o leite seguia pela Leopoldina para o Rio de Janeiro (Foto Ricardo Quinteiro de Mattos em outubro de 2007).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1879 a 1965. Ao lado, um destes trens está na estação de Pomba, possivelmente nos anos 1950. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja horarios em julho de 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Ricardo Quinteiro de Mattos, 2007; Sylvio Caiaffa; A. Dias; Jorge Alves Ferreira, 2001; Preserve; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XXVI, 1959, p. 88; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Pomba, sem data. Foto Preserve

A estação e o trem da Leopoldina Railway em 1925. Acervo Sylvio Caiaffa

A estação desativada em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação desativada em 2001. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 2007. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos
 
     
Atualização: 23.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.