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E. F. Santo Antonio
de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTO
ANTONIO DE PÁDUA
Município de Santo Antonio de Pádua,
RJ |
Linha de Campos a Miracema - km 436,805
(1960) |
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RJ-1242 |
Altitude: 90 m |
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Inauguração: 1883 |
Uso atual: centro cultural (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: entre 1935 e 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: A
ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por
uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro
lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia
estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos
Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até
Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884,
este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema
já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já
pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do
Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal
de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele
ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado
de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980
ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a
linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos
tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto
de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos,
deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santo Antonio de Pádua foi inaugurada em 1883.
A
descrição do local em 1884 era: "Na estação
de Santo Antonio de Pádua, freguezia supra dita: um edifício
no km 68, construído de madeira de lei, coberto de telha e
um armazem proximo, de pau a pique" (Estradas de Ferro
do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).
Em 11/1/1910, o jornal O
Estado de S. Paulo publicava que "A Companhia Leopoldina
Railway estabeleceu três trens diários para S. Francisco
de Paula (sic), Estado do Rio, em vista do estabelecimento de um laticínio
ali fundado". Errou o nome da cidade, mas mostra que o laticínio
aumentou o movimento na linha.
O prédio atual é de construção
quase que certamente dos anos 1930. Ainda passaram raros trens cargueiros
por Santo Antonio de Pádua até o início da década de 2000, mas os trens de passageiros
já não passavam por ali desde o início da década de 1980.
O prédio da
estação ainda estava de pé em 2021.
ACIMA:
A linha passava pelas ruas de Santo Antonio de Pádua nos anos
1950 (Foto Tibor Jablonsky).
ACIMA: (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR ESCALA). O município de Santo Antonio de Pádua no final dos anos 1950. A estação de Santo Antonio de Padua aparece na linha no centro do mapa. (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
ACIMA: O trem de passageiros da Leopoldina
parado na plataforma de Santo Antonio de Pádua, em 1974 (Foto
Hugo Caramuru).
ACIMA: Vagões abandonados no pátio da estação em 2021 (Foto
Julio Alves, 20/6/2021).
(Fontes: Alexandre de Mendonça Roberto; Hugo Caramuru;
Carlos Latuff; Ricardo Quintero de Mattos; Tibor Jablonsky;
O Estado de S. Paulo, 1910; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das
Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1918. Era claramente ainda outro
prédio. O Malho (?) |
A estação vista do trem de passageiros em 1982.
Foto Hugo Caramuru |
A estação em 2003. Foto Carlos Latuff |
A plataforma da estação em 04/2008. Foto Ricardo
Quintero de Mattos |
A fachada da estação em 04/2008. Foto Ricardo
Quintero de Mattos |
A estação em 8/2009. Foto Alexandre de Mendonça
Roberto |
A estação em 13/8/2016. Foto Fernando Marietan
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A estação (fachada) em 20/6/2021). Foto Julio Alves |
A estação (fachada) em 20/6/2021). Foto Julio Alves |
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Atualização:
27.06.2021
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