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E. F. Itapemirim
(c.1915-c.1965) |
ITAPEMIRIM
(antiga BERNARDINO MONTEIRO)
Município de Itapemirim, ES |
E. F. do Itapemirim - km |
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ES-3030 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. (O Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, não mostra a relação
das estações desta linha. Porém, o Guia Levi
de agosto de 1965 ainda apresenta os horários dos trens na
linha.) |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itapemirim chamou-se no início Bernardino Monteiro.
Também foi chamada de Vila - estação da Vila.
Em 1933 tinha este nome.
"A estação de Itapemirim foi inaugurada no final da década
de 1910. Apesar de ser aí a sede do município, era apenas um ponto
de passagem após a inauguração da estação da Barra. A ferrovia teve
importância econômica para o município de Itapemirim. pois escoava
a produção de abacaxi que era depositada em grandes pilhas no pátio
da estação da Leopoldina em Cachoeiro de Itapemirim" (América
Moraes Moysés, 11/2005).
Foi desativada com a linha, nos anos 1960; foi
infelizmente demolida.
ACIMA: A ferrovia no trecho dentro do município
de Itapemirim, ES. Várias das estações estão
assinaladas no mapa ao longo da linha. A de Itapemirim estaria na
sede da cidade, próxima ao rio do mesmo nome. Notar como a
linha acompanha am quase todo o percurso o rio Itapemirim (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).
(Fontes: A. Malacarne; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Bernardino Monteiro, c. 1928. Cessão
A. Malacarne |
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Atualização:
04.06.2020
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