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E. F. Maricá
(1940-1964) |
CALABOCA
Município de São Gonçalo,
RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio
- km 33,400 (1940)
km 39,100 (1960)
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RJ-4282 |
Altitude: 40 m |
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Inauguração: 19.03.1940 |
Uso atual: demolida (entre 2009 e 2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando
as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e
somente em 1894 a Maricá. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro.
Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República,
conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída
para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba
Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou
e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins
de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou,
em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias.
Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins
dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair
da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves.
Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964,
parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens
de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto
do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada
em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Calaboca foi inaugurada em 1940 e desativada em 1964.
Até 2009 o prédio estava abandonado dentro de um pasto
em estado deplorável. Além dela havia um túnel distante mais ou menos
400 metros.
Porém, em reportagem de 21/4/2015 do jornal O Globo,
"a direção do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PEST)
registrou queixa na delegacia da Polícia Federal de Niterói para identificar
quem derrubou a antiga estação de Calaboca, em Itaipuaçu, e que fazia
parte da extinta Estrada de Ferro Maricá, desativada em 1964. Assim
que for identificado o responsável, o caso será denunciado ao Ministério
Público, e o infrator estará sujeito ao pagamento de multas aplicadas
pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea): a estação estava numa
área que foi anexada ao parque em 2007. O diretor do PEST, Jhonatam
Ferrarez, recebeu uma denúncia anônima sobre a demolição do prédio,
construído em 1940. Ele foi ao local, na Estrada de Itaipuaçu, a pouco
mais de 200 metros da RJ-106, e constatou o crime ambiental. A antiga
estação ficava em meio a várias mangueiras. O local foi cercado, e
uma porteira foi instalada há pouco tempo. Todos os vestígios da estação
foram retirados do local. 'A estação virou pó. Cometeram um crime
ambiental, porque a estação estava dentro do parque, e um atentado
contra o patrimônio, devido à importância histórica da estação. O
parque é uma área de proteção integral' — explicou Ferrarez. (Todos
direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.)
ACIMA: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, tabela parcial de estações da linha de Maricá, em 1960: A parada de Calaboca no km 33,400 (Ordem na tabela: Estação - kmtragem - altitude - data de abertura (quando há)). Ver as discrepâncias entre esta tabela e a dos Guias Levi mostradas nesta página e em outras desta ferrovia.
ACIMA: Túnel da E. F. Maricá,
a 400 m da estação de Calaboca, já sem trilhos
e tomado pelo mato, em abril de 2009 (Foto Cleiton Pieruccini).
(Fontes: Cleiton Pieruccini, 2009; Infoglobo Comunicação
e Participações S.A; O Globo, 2015; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação abandonada de Calaboca... |
...em fotos de abril de 2009... |
...por Cleiton Pieruccini |
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Atualização:
17.03.2023
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