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E. F. Itapemirim
(c.1915-c.1965) |
CEREJEIRAS
Município de Itapemirim, ES |
E. F. do Itapemirim - km 12 (1948) |
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ES-3538 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos
1910 |
Uso atual: moradia (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. (O Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, não mostra a relação
das estações desta linha. Porém, o Guia Levi
de agosto de 1965 ainda apresenta os horários dos trens na
linha.) |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cerejeiras foi provavelmente inaugurada no início
dos anos 1910. Seu nome original era Lancha.
Em 2017, o prédio servia como moradia.
ACIMA: A ferrovia no trecho dentro do município
de Itapemirim, ES. Várias das estações estão
assinaladas no mapa ao longo da linha. A de Cerejeiras está
a leste, não muito longe da sede municipal. Notar como a linha
acompanha em quase todo o percurso o rio Itapemirim (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).
(Fontes: Luiz Claudio Vieira; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958) |
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A estação de Cerejeiras em janeiro de 2017. Foto
Luiz Claudio Vieira |
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Atualização:
04.06.2020
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