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E. F. Itapemirim
(c.1915-c.1965) |
PEROBAS
Município de Itapemirim, ES |
E. F. do Itapemirim - km 14 (1948) |
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ES-3538 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: escola (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Perobas foi provavelmente inaugurada no início dos
anos 1910.
Foi desativada com a linha, nos anos 1960. Servia em 2017 como escola
e estava no meio de um canavial.
ACIMA: A ferrovia no trecho dentro do município
de Itapemirim, ES. Várias das estações estão
assinaladas no mapa ao longo da linha. A de Perobas está a
leste, não muito longe da sede municipal. Notar como a linha
acompanha em quase todo o percurso o rio Itapemirim (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).
(Fontes: Luiz Claudio Vieira; Marcos Farias;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958) |
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A estação de Perobas, usada como escola, em 06/2006.
Foto Marcos Farias |
Dístico da estação de Perobas, apagado,
mas ainda legível, em 06/2006. Foto Marcos Farias |
A estação de Perobas, em 06/2006. Foto Marcos
Farias |
A estação em 01/2017. Foto Luiz Claudio Vieira
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Atualização:
04.06.2020
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