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E. F. Itapemirim
(1887?-1962) |
PRAÇA
JOÃO PESSOA
Município de Cachoeiro do Itapemirim,
ES |
E. F. do Itapemirim - km 55 (1948) |
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ES-1864 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1887? |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Itapemirim foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre
a estação da Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras,
depois completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia
derivava de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra
a Castelo e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo
e Coutinho e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. |
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A ESTAÇÃO: A estação
da Praça João Pessoa era o ponto de partida para
a E. F. Itapemirim, que chegava até a praia de Marataízes.
Dali havia uma ligação por trilhos com a estação
da Leopoldina de Cachoeiro de Itapemirim.
"A estação da Itapemirim ficava a uns 200 metros da estação
da Leopoldina. Enquanto essa perpassava a cidade de uma ponta a outra,
a de Itapemirim chegava por outra via e não chegava a alcançá-la,
embora ficassem no mesmo plano visual. Ao chegar
próximo das estações, os trilhos das duas corriam paralelo,
com um desnível de 1m - o da Itapemirim era o mais alto"
(América Moraes Moysés, 11/2005).
"Existia uma conexão de trilhos entre a Leopoldina e a Itapemirim
na altura da Praça Pedro Cuevas Junior, de tal
maneira que as maquinas pequenas que
ele chama de maquinas pequenas Grupo 1 . numeros 110, 111, 112 e 113
da Leopoldina, entravam nos trilhos da Itapemirim e manobragam as
cargas de abacaxi eram facilmente passadas de um para outro vagão"
(Gladstone Rubim, 2006).
Com a desativação da ferrovia, na primeira metade dos
anos 1960, a estação foi fechada e posteriormente demolida.
A própria praça teve o seu nome alterado, e se chama
hoje Praça Pedro Cuevas Junior.
(Veja também a estação
de Cachoeiro do Itapemirim)
1887
AO LADO: Já devia haver uma estação
na cidade desde 1887, quando foi aberta a E. F. do Castelo,
depois ramal de Castelo da Leopoldina. Afinal, essa ferrovia
foi a primeira a passar pela cidade. Teria sido esta a estação
de Praça João Pessoa? Muito provavelmente sim.
Essa estação teria sobrevivido, ativa, até
1962, como ponto de partida da E. F. Itapemirim, que, na prática,
era uma continuação da E. F. do Castelo (A Provincia
de S. Paulo, 30/8/1887).
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ACIMA: Locomotiva na Praça João Pessoa (Sem data).
ACIMA: Locomotiva na Praça João Pessoa por volta de 1950. A estação está logo atras; vê-se a cumeeira do prédio (Autor desconhecido.
ACIMA: Locomotiva na Praça João Pessoa entre 1958 e 1960. CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER ONDE ESTAVA SITUADO O PRÉDIO (Autor desconhecido. Cessão Luiz Claudio Vieira Lopes).
ACIMA: A sequência de mapas
mostra, à esquerda, (clique sobre elas
para ver em tamanho maior) a posição
das ferrovias antigas que cortavam Cachoeiro; ao centro, as mesmas
ferrovias e a variante de 1995; por fim, à direita,
a variante de 1995, que foi rudo o que sobrou (Plotagem dos
esquemas: Gladstone Rubim, 2006).
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Local onde teria sido o prédio da estação
Praça João Pessoa, hoje demolido. Foto Marcos
A. Farias |
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Atualização:
07.10.2019
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