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E. F. Itapemirim
(c.1930-c.1940) |
FRADE
Município de Rio Novo do Sul?, ES |
E. F. do Litoral - km |
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ES-4694 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1930 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O primeiro
trecho da E. F. do Litoral foi entregue por volta de 1930, partindo
da estação de Paineiras, na E. F. Itapemirim. O projeto
indicava a construção de uma ferrovia entre Vitoria
e Ponte de Itabapoana, ambas estações da Leopoldina.
Parece que o trecho aberto nunca conseguiu ser prolongado e a ferrovia
teria sido extinta no final dos anos 1930. A partir de 1940, a E.
F. do Litoral já não consta dos guias, o que significa
que ou ela foi fechada, ou foi suprimida ao transporte público,
ficando apenas como cargueira de alguma usina no local. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Frade deve ter sido inaugurada por volta de 1928. O nome
desta estação deve estar relacionada com a proximidade
ou com a vista da famosa Pedra do Frade, elevação rochosa
na serra entre Rio Novo e Cachoeiro do Itapemirim.
Em 1933, o horário dos seus trens constava do Guia Levi e levava-se
40 minutos de Rio Novo a Paineiras.
Era a ponta de uma pequena ferrovia, a E. F. do Litoral, que partia
da estação de Paineiras, na E. F. Itapemirim.
Era na verdade um pequeno ramal, mas que deveria ser bem maior, acompanhando
o litoral entre duas estações da Leopoldina, Ponte
de Itabapoana, na divisa do ES com o RJ, e a capital Vitória,
passando, no entanto, bem mais próximo da costa do que a linha
da Leopoldina.
Sem mais detalhes. |
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Atualização:
14.11.2016
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