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E. F. Itapemirim
(c.1912-c.1965) |
PAINEIRAS
Município de Itapemirim, ES (veja
a Usina Paineiras) |
E. F. do Itapemirim - km 25 (1948) |
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ES-3034 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1912 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paineiras deve seu nome à Usina Paineiras,
situada próxima, a menos de mil metros da estação.
Da estação de Paineiras, a partir de pelo menos
1928-30, passou a sair a Estrada de Ferro do Litoral, que chegava
até a estação de Rio Novo. O prédio
desta estação foi construído em 1928 e nessa
época foi considerado o melhor prédio de estações
da linha.
A usina, produtora de açúcar e de álcool, foi
construída em 1912, e teria sido a principal responsável
pela existência da E. F. Itapemirim, que somente depois teria
prosseguido até o litoral, onde havia o porto que facilitava
o escoamento da produção.
"Com exceção da estação de Paineiras nas demais da
linha não havia praticamente movimento algum" (América
Moraes Moysés, 11/2005). "Essa E. F. do Litoral aparece
como Linha do Litoral no Guia Levi, ligando Rio Novo do Sul a Paineiras,
esta na E. F. Itapemirim. Pode não ter pertencido à
EFI, mas era operada estritamente em conjunção com esta.
Durante a semana as conexões em Paineiras favoreciam quem vinha
de Rio Novo para Cachoeiro e vice-versa; nos finais de semana as conexões
eram de e para Marataízes. Muito provável que tenha
começado como um projeto separado e que acabou "engolido"
pela E.F.I." (Nicholas Burman, 04/2005).
A estação foi demolida; sobrava em 2006 apenas a sua
plataforma e, sobre as fundações do prédio, uma
locomotiva que pertencia à usina Paineiras permanecia exposta.
O antigo leito da ferrovia ainda estava ali, sem trilhos, claro, junto
à plataforma, como um caminho de terra.
ACIMA: A ferrovia no trecho dentro do município
de Itapemirim, ES. Várias das estações estão
assinaladas no mapa ao longo da linha. A de Paineiras está
ao centro do mapa, próxima à Usina do mesmo nome. A
linha da E. F. do Litoral, que saía dali, já não
existia mais em 1958, época do mapa. Notar como a linha acompanha
am quase todo o percurso o rio Itapemirim (Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).
ACIMA: Vista
da usina Paineiras nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios
Brasileiros, anos 1950).
(Fontes: Marcos T. Farias; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros,
anos 1950) |
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A plataforma da estação demolida, em 03/2006.
Sobre as fundações, a locomotiva da usina. O leito
da antiga E. F. Itapemirim, sentido Barra, aparece ao longo
da plataforma. Foto Marcos T. Farias |
A plataforma da estação demolida, em 03/2006.
Sobre as fundações, a locomotiva da usina. Foto
Marcos T. Farias |
A locomotiva da usina, sobre as fundações da antiga
estação. Foto Marcos T. Farias |
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Atualização:
15.07.2019
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