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E. F. Itapemirim
(c.1912-c.1965) |
MUQUI
Município de Itapemirim, ES |
E. F. do Itapemirim - km 16 (1948) |
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ES-4692 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos
1910 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Muqui foi provavelmente inaugurada no início dos
anos 1910.
Não há informações sobre esta estação.
Não confundir com outra estação de mesmo nome (Muqui ou Muqui do Sul) que fica também no Espírito Santo, mas na Linha do Litoral da E. F. Leopoldina.
ACIMA: A ferrovia no trecho dentro do município
de Itapemirim, ES. Várias das estações estão
assinaladas no mapa ao longo da linha. A de Muqui está junto
ao rio Itapemirim, a leste no mapa. Notar como a linha acompanha em
quase todo o percurso este rio (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).
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Atualização:
04.06.2020
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