A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Trajano de Moraes
Santo Ignacio
Visconde de Imbé
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (1896?-c.1965)
SANTO IGNACIO
Município de Trajano de Morais, RJ
Ramal de Mendes de Morais - km 344,410 (1960)   RJ-4678
Altitude: 463 m   Inauguração: 15.09.1896?
Uso atual: em ruínas (2018)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a linha principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Ignacio não tem data de inauguração conhecida, mas teria sido provavelmente aberta em 1896. Era uma estação que quase que com certeza foi construída pela fazenda para carregar seus materiais e eventualmente servir aos passageiros.

O trem ali foi desativado em 1965.

O prédio da estação ainda existia em 2018, em ruínas.

ACIMA: O trem para em Santo Ignacio em 1923 (Fon-fon, 2/6/1923).

ACIMA e ABAIXO: Capela em Santo Inacio - por fora e por dentro - em 2018 (Creditos nas fotos).

(Fontes: Trilhos do Rio; Fon-fon, 1923; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, sem data. Fotos Trilhos do Rio

A estação, sem data. Fotos Trilhos do Rio

A estação, já em ruínas, sem data. Fotos Trilhos do Rio

Em 2018, apena uma das paredes em pé. Creditos na foto

 
     
Atualização: 02.12.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.