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Cia. E. F. Barão
de Araruama (1891-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1963) |
TRAJANO
DE MORAIS
(antiga VENTANIA)
Município de Trajano de Morais, RJ |
Ramal de Santa Maria Madalena -
km 333,843 (1960) |
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RJ-1857 |
Altitude: 679 m |
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Inauguração: 17.08.1891 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano
de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte
até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente
em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação
até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em
1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre
Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro ramal. Logo após
a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e
em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a linha principal era Conde
de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o
outro trecho sendo o ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera
em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo
foi suprimido, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já
não era alcançado. Os trens de passageiros ali já
tinham sido suprimidos em 31 de março de 1963. Em 1966 ou 1967,
o que restava do ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho
entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda
funcionando para a Usina Victor Sence, até o início
dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram
arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada com o nome de Ventania, em 1891.
Em 1892, passou a se chamar Trajano de Morais.
A última viagem no ramal, com a locomotiva partindo da estação
de Santa Maria Madalena, foi relatada nove anos depois do fim
por um escritor local: "Cheguei a participar da despedida
do trem, em Trajano, bem como acreditar que um dia ele voltaria....
Hoje,sou um pequeno empresário no Rio de Janeiro, ainda passo
por lá, sendo a última vez dia 13.11.2004, quando visitei
meu tio Francisco, que mora em Doutor Loretti" (Elias
de Toledo Pinto, 19/11/2004).
"Lembro-me bem do derradeiro dia em que o trem deixou a
estação. Com sonoro e melancólico toque do sino é dada a saída precisamente
às 6 horas e 20 minutos. Muita gente lá estava
para a despedida. Vagarosamente vai deslizando pelos trilhos até a
curva da chácara do Américo Lima. Aí faz uma paradinha, ouvindo-se
um agudo e angustioso apito, fazendo de conta como se fosse um adeus
para sempre. E lá se foi pela estrada afora, deixando uma baforada
de fumaça que pouco a pouco foi desaparecendo. O carro misto de 1a
e 2a classe estava todo ornamentado de hortênsias azuis e rosas, repleto
de passageiros. Por onde ele passou, Loreti, Trajano de Moraes, Leitão
da Cunha, o trecho da serra, vendo-se lá embaixo o rio Triunfo e o
Conceição, as manifestações de despedida foram as mais sentidas e
expressivas (...)" (Octavio Fajardo Rodrigues,
1975).
O dia da extinção do trem foi 31 de março de
1963.
ACIMA: Recepção ao interventor
federal na época do Estado do Rio de Janeiro em Trajano de
Moraes em 1923 (O Malho, 2/6/1923). ABAIXO: Idem, 1923 (Fon-fon,
9/6/1923).
ACIMA: O trem da Leopoldina em Trajano de Moraes,
anos 1960. Não duraria muito ali (Acervo Ricardo Quintero de
Mattos). ABAIXO: O último trem de passageiros em Trajano
de Moraes, em 29/3/1963 (Acervo Mário Guimarães, de
Santa Maria Madalena, RJ).
ACIMA: Carimbo
de 1894 da estação de Trajano de Moraes, que então
se localizava no município de São Francisco. Pertencia à E.
F. Leopoldina e anteriormente à E. F. Barão de Araruama. As
malas postais, permutadas diariamente, expedidas pela Administração
Federal (do Rio de Janeiro), seguiam pelas Barcas da Companhia
Leopoldina até o porto de Maruí, daí pela E. F. Leopoldina (Linha
do Litoral) até Conde de Araruama, em seguida, pela mesma ferrovia,
através do ramal de Barão de Araruama ao destino (Marcio Protzner,
12/7/2009). |
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(Fontes: Mário Guimarães;
Octavio Fajardo Rodrigues; Ricardo Quintero de Mattos; Elias de Toledo
Pinto; O Malho, 1923; Resumo Histórico da Leopoldina Railway,
1938; Revista da Semana, 1906; Jornal do Brasil, 1964;
Fon-fon, 1923; Cyro Pessoa Jr.:
Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Trajano de Moraes em 1906. Revista
da Semana, 18/2/1906 |
A estação ainda funcionando. Foto sem data, cedida
por Mário Guimarães, de Santa Maria Madalena,
RJ |
A estação ainda funcionando. Foto sem data, cedida
por Mário Guimarães, de Santa Maria Madalena,
RJ |
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Atualização:
14.08.2017
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