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E. F. Leopoldina
(n/d-1964) |
PARADA FLUMINENSE
Município de Bom Jardim, RJ |
Linha do Cantagalo - km 181,998 (1960) |
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RJ-4637 |
Altitude: 642 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e
em 15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
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A ESTAÇÃO: Da Parada
Fluminense pouco se sabe: ficava junto ao cruzamento da linha
do ramal com a rodovia RJ-2, no km 113 desta, que ligava Iguá
a Itaperuna.
O nome e posição desta estação (mais provavelmente, uma parada) é citado pelo Roteiro Rodoviário Fluminense, guia publicado em 1953 pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.
O município de Duas Barras, onde está localizada a estação. não tem nenhuma estação que tenha o nome deste município.
(Fontes: Roteiro Rodoviário Fluminense, 1953;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Atualização:
07.12.2022
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