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E. F. do Cantagalo
(1875-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1964) |
BOM
JARDIM (antiga VERGEL)
Município de Bom Jardim, RJ |
Linha do Cantagalo - km 178,466 (1960) |
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RJ-3512 |
Altitude: 574 m |
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Inauguração: 07.03.1875 |
Uso atual: Cartório e outros usos |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: entre 1935 e 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e
em 15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bom Jardim foi inaugurada em 1875.
"O núcleo do município,
que conserva o nome de Bom Jardim, era um povoado na margem do Rio
São José na zona compreendida da Serra dos Órgãos. Este povoado recebeu
o predicamento de freguesia por força do Decreto nº 969 de 13.10.1857,
com o nome de São José do Ribeirão. A formação do povoado que tomou
o nome de Bom Jardim, em torno da criação da estação, diz-se, foi
devido ao fato de se negarem os habitantes da freguesia de São José
do Ribeirão a consentir na passagem dos trilhos da E. F. Cantagalo por suas terras, receosos de que as fagulhas das locomotivas
viessem a danificar suas plantações. Pouco a pouco, e numa constante
rivalidade, a nova localidade, devido ao progresso trazido pela estrada
de ferro, entrou em fase de grande prosperidade, suplantando a de
São José do Ribeirão" (Reihold Koester - Carimbologia do Brasil
Clássico).
A remodelação do prédio da estação
em 1934 ficou aos cuidados do arquiteto Faro Filho.
Em 1943, o nome do município e da estação foi alterado para Vergel. A população protestou e em 1947 o nome voltou a ser o original.
Os trens de passageiros
nesse trecho foram desativados em algum dia entre julho de 1963 e
outubro de 1965.
Pelo que se pode ver comparando a foto de 1930 e a de 2006, o que
provavelmente ocorreu é que existiu outro prédio para
a estação construído posteriormente, e este prédio
é o que foi descaracterizado depois de a estação ter sido fechada nos anos 1960.
A estação de Bom Jardim ainda estava em pé em 2006. Havia sido
construído um novo andar sobre a estação, que foi bastante descaracterizada,
embora ainda mantivesse algumas partes originais.
Serviu como Prefeitura
Municipal, mas mais tarde
a prefeitura mudou de endereço e a ex-estação virou o Banco do Brasil e a Farmácia
Popular, entre outros.
Em 2016, ali funcionavam o Cartório Eleitoral,
Conselho Tutelar, Promoção Social, Junta Militar e parte da farmácia.
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1893
AO LADO: A estação
de Bom Jardim, localizada na ocasião no município de Cantagalo,
pertencia inicialmente à Estrada de Ferro de Cantagalo, mais
tarde absorvida pela E. F. Leopoldina. As malas postais, permutadas
diariamente, saiam da Administração Federal (Rio de Janeiro)
e seguiam pelas barcas da Companhia Leopoldina até Maruí (Niterói).
Daí, pela E. F. Leopoldina até Porto de Caxias e em seguida
ao destino, pelo ramal de Cantagalo, da mesma estrada de ferro.
Na época de circulação desse selo, 1º de junho de 1893 existia
uma estação também da E. F. Leopoldina, em Minas Gerais, ramal
de Serraria, atual município de Piraúba, porém, apesar da agência
da estação ter sido criada em 1886, o agente só foi titulado
em 9 de novembro de 1893, sete anos após a circulação desse
selo. Outra estação, com o nome de Bom Jardim de Minas pertencente
à E. F. Sapucaí, só foi inaugurada em 1897. Havia também mais duas estações com este nome: em São Paulo (ramal de Bauru - EFS e em Pernambuco (Ramal de Bom Jardim (RFN) (Texto e cópia
Marcio Protzner, 30/8/2009).. |
ACIMA: Pela rua principal de Bom Jardim passavam
os trilhos da linha do Cantagalo. Isto acontecia em muitas das cidades
do Rio de Janeiro e de outros Estados (em São Paulo, jamais).
A foto foi publicada em 1958 (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, 1959).
ACIMA: Mapa do municipio de Bom Jardim nos anos 1950 (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, 1959).
ACIMA: Centro da cidade de Bom Jardim nos
anos 1960, com a estação no centro da fotografia (Instituto
Histórico e Geográfico de Bom Jardim).
(Fontes: Ronnie Peterson Silva de Andrade; Sandro
Martins; Márcio Protzner; Instituto Histórico
e Geográfico de Bom Jardim; Reihold Koester: Carimbologia
do Brasil Clássico; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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À esquerda da foto, a estação, em 1930.
Ainda era o prédio original. Acervo Sandro Martins |
A estação, totalmente descaracterizada e com um
andar a mais, em 05/2006. Foto Sandro Martins |
A estação, totalmente descaracterizada e com um
andar a mais, em 05/2006. Foto Sandro Martins |
A estação em 16/3/2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
28.11.2022
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