|
|
E. F. do Cantagalo
(n/d-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1967) |
MONNERAT
Município de Duas Barras, RJ |
Linha do Cantagalo - km 190,511 (1960) |
|
RJ-0277 |
Altitude: 596 m |
|
Inauguração: 1885? |
Uso atual: terminal rodoviário (2010) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
|
|
A ESTAÇÃO: Jamais achei
alguma literatura que desse a data ou o ano de inauguração
da estação de Monnerat. Esta vila foi fundada
pela família de mesmo nome, até onde sei. Porém,
já existiria a vila quando a linha do Cantagalo ali
chegou? É bastante provável que a abertura da estação
se tenha dado juntamente com a abertura da linha nesse trecho, ou
seja, 1885.
Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados
em algum dia entre julho de 1963 e outubro de 1965.
"Esta
estação ferroviária (Monnerat) é uma das muitas que se tornaram decorativas
desde que se subestimou a importância de ferrovia no nosso país. A
cidadezinha de Monnerat é mínima, mas encantadora:uma rua principal,
uma praça, uma igreja... E como me toca o coração! Fico imaginando
(sempre!) a chegada dos meus antepassados em Nova Friburgo,a longa
e penosa viagem para um país desconhecido, as incertezas,os sonhos.
Ao chegarem aqui, o local não era exatamente aquele que havia sido
prometido...
mas a obstinação de todas aquelas famílias conseguiu superar mais
esta dificuldade. Com muito esforço, fizeram dali o seu lar e, hoje,
a cidade encanta a todos, não só por suas belezas naturais mas, também,
pelo seu progresso. Me orgulho de ser descendente destes suíços maravilhosos
que, com tanta garra, construíram, no passado, o meu presente!"
(Angélica Monnerat, 09/2003).
"A estação
hoje abriga um posto dos correios e um restaurante, servindo de parada
de ônibus inter-municipais" (Carlos Latuff, 10/2006).
ACIMA: O vilarejo de Monnerat e a estação
ao fundo, em 1946 (Acervo Edson de Lima Lucas).
ACIMA:: Trem da Leopoldina
chegando a Monnerat - provavelmente anos 1950 (http://www. cultura.rj.gov.br).
ACIMA:: Trem da Leopoldina
em frente à estação - provavelmente anos 1960 (Autor desconhecido).
(Fontes: Carlos Latuff; Angélica Monnerat;
Edson de Lima Lucas; Diego Barbosa; http://www.cultura.rj.gov.br;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, em 1982. Foto Angelica Monnerat |
A estação em 10/2006. Foto Carlos Latuff |
A estação em 10/2006. Foto Carlos Latuff |
A antiga estação em 3/2010. Foto Diego Barbosa |
A estação em 19/3/2016. Foto Fernando Marietan |
A ex-estação em 2019. Foto Marcio Cardoso |
|
|
|
|
Atualização:
07.12.2022
|
|