|
|
E. F. Teresópolis
(1896-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957-1975)
RFFSA (1975-1994) |
MAGÉ
- E. F. TERESÓPOLIS
Município de Magé, RJ |
Ramal de Teresópolis - km 5,020
(1925) |
|
RJ-1905 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1896 |
Uso atual: demolida |
|
com? trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1896 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Magé foi inaugurada em 1896 na E. F. Teresópolis.
Em 1926, chegou próxima a ela a linha da Leopoldina ligando
Rosário (Saracuruna) a Porto das Caixas,
na linha do Cantagalo, e entroncamento com a linha do Litoral,
ambas também da Leopoldina. Uma outra estação
foi construída pela Leopoldina para atender essa nova linha.
O trecho Piedade-Magé foi extinto antes de 1940 e em
1956/7, quando o trecho Guapimirim-Teresópolis foi suprimido,
ficou o que sobrou do ramal. A estação foi demolida.
Trafegam por ali os trens de subúrbio em condições
precárias da empresa CENTRAL (ex-Flumitrens). Estes trens fazem
o percurso Saracuruna-Guapimirim, fazendo portanto também
o trecho que restou do antigo ramal de Teresópolis -
até Guapimirim - e que sai da estação
de Magé.
Na verdade, em Magé houve duas estações,
uma em cada linha: da ex-E.F.Teresopolis, e a da linha da Leopoldina,
inaugurada em 1926. A estação que hoje funciona é
a estação de linhas mais modernas, construída
em concreto e que atende aos trens metropolitanos da CENTRAL (não
confundir com a finada Central do Brasil). O prédio que ainda
está de pé é a antiga estação da
Leopoldina.
(Veja também MAGÉ-LEOPOLDINA)
ACIMA: Chegada do Presidente do Estado do Rio de
Janeiro e dos alunos do Collegio Therezopolitano na estação
de Magé para a inauguração do trem para Teresópolis
em 1908 (O Malho, 2/1/1909).
(Fontes: Hugo Caramuru; Pedro Paulo Resende; O Malho,
1909; Revista da Semana, 1905; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação de Magé em 1905. Foto Revista
da Semana, 12/3/1905 |
A estação de Magé da E. F. Teresopolis,
na inauguração do trecho até Teresópolis
em 1908. Foto cedida por Pedro Paulo Resende |
A estação de Magé ainda em pé em
1982. Foto Hugo Caramuru |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.08.2019
|
|