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E. F. Macaé
a Campos (1873/77-c.1890)
E. F. Leopoldina (c.1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CABIUNAS (antiga SANTANA)
Município de Macaé, RJ |
Linha do Litoral - km 236,029 (1960) |
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RJ-1920 |
Altitude: 10 m |
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Inauguração: entre 1873 e 1877 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA:
O que mais tarde foi chamada
"linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas
diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina
até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio
Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense,
constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos.
Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez,
havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874
e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído
pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada
pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina.
O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito
Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu
uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao
norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e
é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular
os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cabiúnas, ou Caviunas, foi aberta com o nome de Santana
e já existia em 1877 (ver também caixa abaixo, de 4/12/1877).
Neste mesmo ano, o nome foi mudado para o atual. A data
de inauguração da estação, entretanto, é-me desconhecida.
No antigo local da estação de Cabiúnas, no municipio de Macaé, foi feita uma terraplanagem, local que está nos fundos do terreno
de uma grande empresa ligada à Petrobras (seg. Ricardo
Quintero de Mattos, em 07/2006).
1877
AO LADO: A estação de Santana já funcionava em 1877 (A Provincia de S. Paulo, 04/12/1877). |
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ACIMA: Neste mapa de 1892, a estação de Santa Anna,
no canto direito (Fonte desconhecida).
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1892
AO LADO: Mudança de nomes de estações da Leopoldina, entre as quais Cabiuna (O Estado de S. Paulo,
20/09/1892). |
Fontes: Sydney Correa; Ricardo Quintero de Mattos. |
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Plataforma da estação, o que sobrou em 2014. Foto
Sydney Correa |
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Atualização:
19.06.2021
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