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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Macaé
Cabiunas
Carapebus
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Macaé a Campos (1873/77-c.1890)
E. F. Leopoldina (c.1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
CABIUNAS (antiga SANTANA)
Município de Macaé, RJ
Linha do Litoral - km 236,029 (1960)   RJ-1920
Altitude: 10 m   Inauguração: entre 1873 e 1877
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cabiúnas, ou Caviunas, foi aberta com o nome de Santana e já existia em 1877 (ver também caixa abaixo, de 4/12/1877).

Neste mesmo ano, o nome foi mudado para o atual. A data de inauguração da estação, entretanto, é-me desconhecida.

No antigo local da estação de Cabiúnas, no municipio de Macaé, foi feita uma terraplanagem, local que está nos fundos do terreno de uma grande empresa ligada à Petrobras (seg. Ricardo Quintero de Mattos, em 07/2006).

1877
AO LADO:
A estação de Santana já funcionava em 1877 (A Provincia de S. Paulo, 04/12/1877).

ACIMA: Neste mapa de 1892, a estação de Santa Anna, no canto direito (Fonte desconhecida).
1892
AO LADO:
Mudança de nomes de estações da Leopoldina, entre as quais Cabiuna (O Estado de S. Paulo, 20/09/1892).
Fontes: Sydney Correa; Ricardo Quintero de Mattos.
     

Plataforma da estação, o que sobrou em 2014. Foto Sydney Correa
 
     
Atualização: 19.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.