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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Poço da Anta
Indaiassu
Casimiro de Abreu
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. do Rio Bonito (c.1880-c.1890)
E. F. Leopoldina (c.1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
PARADA INDAIASSU
Município de Casimiro de Abreu, RJ
Linha do Litoral - km 162,105 (1960)   RJ-4645
Altitude: 19 m   Inauguração: n/d
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: O prédio atual da estação de Casimiro de Abreu consta (no Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960) como tendo sido aberto em 1924 (possivelmente este sendo o ano da construção do prédio atual da estação), mas a estação é certamente mais antiga. Em 1889 a estação já existia (ver carimbo postal abaixo), chamava-se Indayassu e servia à E. F. do Rio

ACIMA: A parada Indaiassu - com a seta verde - em mapa dos anos 1970 do IBGE.
Bonito, já então de propriedade da Leopoldina mas ainda mantendo o nome. A localidade de Indaiassu sempre foi ali, onde foi construída a estação. Houve, segundo a narrativa do IBGE, uma série de alterações de nomes do município e dos dois distritos que o compunham entre Barra de São João e Indaiassu até 1925, data em que o distrito de Indaiassu e a estação passaram a se chamar
Casimiro de Abreu
; depois, em 1938, o município em si, que se chamava então Barra de São João tendo Casimiro de Abreu como um de seus dois distritos, passou a ser o deste último, Casimiro de Abreu. Muito confuso... O prédio da estação funcionava como Casa da Cultura do município em 2009.
(Fontes: Camila Garcia; Sydney Correa; Eliezer Magliano; Márcio Protzner; Revista da Semana, 1906; O Malho, 1922; IBGE, 1970; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; http://biblioteca.ibge.gov.br, entrada em 23/4/2009; www.riodasostras.com.br)
     
     
Atualização: 04.10.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.