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E. F. do Rio Bonito
(c.1880-c.1890)
E. F. Leopoldina (c.1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PARADA INDAIASSU
Município de Casimiro de Abreu, RJ |
Linha do Litoral - km 162,105 (1960) |
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RJ-4645 |
Altitude: 19 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA:
O que mais tarde foi chamada
"linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas
diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina
até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio
Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense,
constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos.
Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez,
havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874
e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído
pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada
pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina.
O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito
Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu
uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao
norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e
é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular
os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: O
prédio atual da estação de Casimiro de Abreu
consta (no Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960)
como tendo sido aberto em 1924 (possivelmente este sendo o ano da
construção do prédio atual da estação),
mas a estação é certamente mais antiga. Em 1889
a estação já existia (ver carimbo postal abaixo),
chamava-se Indayassu e servia à E. F. do Rio
ACIMA: A parada Indaiassu - com a seta verde - em
mapa dos anos 1970 do IBGE.
Bonito, já então de propriedade da Leopoldina
mas ainda mantendo o nome. A localidade de Indaiassu sempre
foi ali, onde foi construída a estação. Houve,
segundo a narrativa do IBGE, uma série de alterações
de nomes do município e dos dois distritos que o compunham
entre Barra de São João e Indaiassu até
1925, data em que o distrito de Indaiassu e a estação
passaram a se chamar
Casimiro de Abreu; depois, em 1938, o município
em si, que se chamava então Barra de São João
tendo Casimiro de Abreu como um de seus dois distritos, passou
a ser o deste último, Casimiro de Abreu. Muito confuso...
O prédio da estação funcionava como Casa da Cultura
do município em 2009.
(Fontes: Camila Garcia; Sydney Correa; Eliezer
Magliano; Márcio Protzner; Revista da Semana, 1906; O Malho,
1922; IBGE, 1970; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
http://biblioteca.ibge.gov.br, entrada em 23/4/2009; www.riodasostras.com.br) |
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Atualização:
04.10.2015
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